ASSALTOS A BANCO NO INTERIOR.

Armamento utilizado pelas organizações tem potencial para derrubar até helicópteros

Em assalto a Campinápolis quatro encapuzados roubaram banco oficial com submetralhadoras, fuzil, metralhadora e espingardas

Silvana Ribas
Da Redação

As quadrilhas de roubo a bancos descobriram o interior de Mato Grosso. Os grupos atuam de forma estruturada, a partir de informações em rede e com armamento pesado, munição com potencial para derrubar helicópteros.

As organizações criminosas aproveitam a fragilidade do policiamento das cidades menores e infiltram informantes ou membros nas cidades alvos para obterem informações além de arregimentarem criminosos que se destacam na região.

Dos nove roubos ocorridos no ano passado, sete foram no interior. Apenas dois em Cuiabá. Ao contrário de 2003, quando dos sete crimes desta modalidade registrados cinco foram em Cuiabá e dois em Várzea Grande.

As agências do Banco do Brasil ainda são as mais visadas, informa o delegado Luciano Inácio da Silva, titular da Gerência de Repressão a Sequestro e Investigações Especiais (GRSIE), da Polícia Civil.

No dia 15 de janeiro, a ação de um destes grupos – que atuam em todo o país – foi na cidade de Campinápolis (658 km de Cuiabá), quando quatro assaltantes encapuzados roubaram a agência do banco. Fizeram cinco funcionários reféns e na fuga mataram o soldado da Polícia Militar Tanner Maia Barbosa, 26. Outras duas pessoas foram feridas.

O roubo aconteceu por volta das 13 horas e a quadrilha usou armas pesadas como submetralhadoras, fuzil, metralhadora e espingardas. Os ladrões fizeram um escudo com pessoas que estavam na frente da agência no momento da ação. O assalto levou cerca de 10 minutos e os bandidos fugiram em três automóveis.

A mesma agência foi assaltada em 2006, com atuação semelhante. Em 2007, quatro agências do BB foram roubadas no Estado: Guiratinga, São José do Rio Claro, Denise e Santo Antônio do Leste.

Combate – Inácio diz que o combate a este tipo de crime deve ser feito por meio do serviço de inteligência, através de informações que intimidem o grupo e façam desistir da ação ou depois dela ocorrida, seja feita a prisão.

“Não é indicada a repressão no momento do assalto, já que os grupos quando vão para a agência já sabem quanto dinheiro há lá e vão preparados para enfrentar qualquer reação. Se a polícia reagir corre-se o risco de haver uma carnificina”, diz o delegado.

5 comentários em “ASSALTOS A BANCO NO INTERIOR.

  1. OS BANDIDOS DE TODO BRASIL JÁ SABEM DA FRAGILIDADE E FACILIDADE DE ASSALTAR BANCOS DAS CIDADES DO INTERIOR DE MATO GROSSO, JÁ HOUVE VÁRIOS ASSALTO NA CIDADE DE CAMPINÁPOLIS-MT E REGIÃO, NO PENULTIMO LEVARAM AS ARMAS DOS POLÍCIAIS E AS DA PM, DOS POLICIAIS PORQUE ELES TEM QUE USAR ARMAS DE PROPRIEDADE PARTICULAR, PORQUE NA MAIORIA DOS NUCLEOS NÃO TEM UMA ARMA PARA CADA POLÍCIAL, SE PRECISAR DE TODO O EFETIVO, EFETIVO ESSE QUE É O MINÍMO DA REAL NECESSIDADE. E SABE QUAL FOI A ATITUDE DO COMADO DA POLÍCIA DEPOIS DO PENULTIMO ASSALTO, AO INVÉS DE MANDAR REFORÇO POLICIAL E ARMAMENTO PESADO PARA PREVENIR UM POSSÍVEL RETORNO DO BANDO PARA ASSALTAR NOVAMENTE, FIQUEI SABENDO QUE FOI MANDADO PARA LÁ SOMENTE 03 REVOLVERES CAL 38, PARA ENFRENTAR BANDIDOS ARMADOS DE FUZIL AK 47 E PISTOLAS 9 MM. AGORA NESSE ULTIMO ASSALTO NA TERÇA FEIRA DIA 15.01.2008, PERDEMOS UM AMIGO, UM PAI DE FAMLIA O SD PM MAIA QUE MORREU APÓS LEVAR UM TIRO DE FUZIL, ELE ESTAVA COM UM REVOLVER CAL 38, POIS ERA SÓ O QUE TINHA PARA DEFENDER OS CIDADÕES DE CAMPINAPOLIS E TENTAR SE SALVAR, NÃO DEU. SERÁ QUANTOS VÃO TER QUE MORRER PARA QUE ALGUEM TOME UMA PROVIDÊNCIA NO SENTIDO AUMENTAR O EFETIVO E MELHORAR O ARMAMENTO PARA TODOS OS NUCLEOS,EM JUSCIMEIRA MORREU DOIS POLICIAIS DE UMA VEZ SÓ E ATÉ AGORA AS FAMILIAS DELES NÃO TEM ACESSO A VERDADE, NEM SABEM O QUE ACONTECEU, EM GUIRATINGA TAMBEM MORREU UM SOLDADO E NÃO É SÓ A CAPITAL QUE PRECISA ARMAMENTOS NOVOS E TREINAMENTOS,POIS É NESSAS PEQUENAS CIDADES QUE OS BANDIDOS ESTÃO MIGRANDO,POIS ACHÃO MAIS FACIL DEVIDO ESSA FRAGILIDADE. ATÉ QUANDO??????????????????????????????????????

  2. Devido às maiores represões das polícias civil e militar nas cidades grandes, a tendência é que eles procure mais facilidades. E as cidades pequenas do interior se torna cada vez mais cobiçadas….
    Qual seria a maneira de combatê-los também nas cidades do interior???
    Equipando melhor as polícias e aumentando seus efetivos, pois da forma que está, propicia essa onda de assaltos à bancos…

    CB Marcos Lima da PMDF!!!!!!

  3. ESTE DEPOIMENTO QUE SEGUE FOI ESCRITO PELO SD MAIA EM SUA PAGINA DO ORKUT NO MESMO DIA EM QUE MAIS UM ROUBO A BANCO EM CAMPINAPOLIS-MT DIA 15/01/08 NO DIA QUE TOMBOU DIANTE DA INEFICIÊNCIA DE MEIOS E DESPREPARO DE NOSSA POLÍCIA, E QUE SIRVA AO MENOS PARA MOBILIZARMOS JUNTO AS AUTORIDADES E PRINCIPALMENTE O GOVERNO DO ESTADO SOBRE AS NOSSAS DIFICULDADES, E QUE SÓ COM A CORAGEM DE BRAVOS HOMENS COMO FOI O CASO DO NOSSO COMPANHEIRO NÃO BASTA. E PRA QUE NÃO CAIA NO ESQUECIMENTO COMO TANTOS OS OUTROS COMO
    GUIRATINGA ANO PASSADO
    JUSCIMEIRA
    SANTA TEREZINHA
    CUIABA E POR AI VAI
    E VIRE APENAS ESTATÍSTICAS NO NUMERO RAZOÁVEL DE BAIXAS…… E AMANHA QUAL DE NOS SERÁ?
    O QUE VAMOS DIZER A SUA FAMÍLIA E PRINCIPALMENTE AOS SEUS FILHOS?… PRA QUE NÃO SABE SÃO TRÊS.
    A ELE SÓ RESTA DIZER UMA COISA ADEUS NOBRE GUERREIRO E DESCANSE EM PAZ.

    MENSAGEM

    SENHOR, VÓS SABEIS QUE É ÁRDUA MINHA PROFISSÃO, E QUASE SEMPRE INCOMPREENDIDA PELO HOMEM.
    É TRISTE SENHOR, ARRISCAR MINHA VIDA E NÃO SER RECONHECIDO E ALGUMAS VEZES CRITICADO OU INJURIADO.
    É TRISTE SENHOR, DESPEDIR-ME DO LAR E NÃO TER A CERTEZA DE A ELE RETORNAR.
    MAS CONSOLADOR, SENHOR, É O SENTIMENTO DO DEVER CUMPRIDO E A CERTEZA DE QUE MINHA FIGURA ANÔNIMA EVITOU UM CRIME OU SALVOU UMA VIDA.
    DAI-ME SENHOR, A TUA GRAÇA PARA QUE EU POSSA HONRAR A MINHA FARDA E RENOVAR DIARIAMENTE, PERANTE VOS, O JURAMENTO DE DEFENDER A SOCIEDADE MESMO COM O RISCO DA PRÓPRIA VIDA.
    AMÉM

    “Todo guerreiro já ficou com medo de entrar em combate.
    “Todo guerreiro já traiu e mentiu no passado
    “Todo guerreiro já trilhou um caminho que não era o dele
    “Todo guerreiro já sofreu por coisas sem importância
    “ Todo guerreiro já achou que não era guerreiro
    “Todo guerreiro já falhou em suas obrigações espirituais
    “Todo guerreiro já disse sim quando queria dizer não
    “Todo guerreiro já feriu alguém que amava
    “Por isso é um guerreiro, porque passou por tudo isso, e não perdeu a esperança de ser melhor do que era.”

  4. que merda é essa. Cadê as autoridades desse País. Onde já se viu esse bando merdas de vagabudos metendo medo no povo e praticando delitos. Será possível que vamos ficar de brações cruzados olhando esses páreas agirem. Cadê a logistica das polícias para chegar a tempo e eliminer essa escória. Cadé o apôio das forças armadas ociaosas deste país. Será que nas Forças armadas só tem imbecis. Como é possível deixarem a criminalidade crescer ameaçando inclusive a segurança nacional através das desmoralização das instituições do Estado. Precisamos evoluir no cambate a essa espécie de babugem, precisamos incluir a segurança interna como item primordial da segurança nacional. esse tipo de criminoso que usa arma de uso militar ou policial deve ser tratado da mesma maneira que soldados que ameaçam nosaa soberania, ou seja, devem ser eliminados, destruidos e até fuzilados quando estiverem vivos. Ninguém aguenta mais ver o lixo aumentar. Autoridades, tomem atitudes de nacionalistas e não de baitolas.

  5. Saiu errado porque não conseguimos ver o que estamos escrevendo no início. Corrigindo: André Sarmanho Brasileiro Patriota.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s