PROFISSÃO BOMBEIRO MILITAR.

Dicas importantes

O tenente-coronel Ricardo Antônio Bezerra Costa, chefe de comunicação do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, destaca que para este profissional são necessárias aptidão e abnegação. Ele afirma que o candidato (a) precisa gostar do que faz, pois o objetivo da profissão é garantir o bem maior do cidadão, que é a vida.

É preciso ainda ter estilo de aventura e dominar as técnicas na água, no ar e no fogo. “O Bombeiro tem que enfrentar perigo com técnica e tecnologia”.

O Corpo de Bombeiros destaca que tem como valores a ética, a proativadade, a qualidade, a determinação, a coragem e o altruísmo.

A corporação é a instituição de maior credibilidade entre os brasileiros. Na última pesquisa do Ibope, alcançou o índice de 88% de credibilidade.

Em Mato Grosso, o Corpo de Bombeiros Militar foi criado dentro da Polícia Militar em 19 de Agosto de 1964, pela Lei nº 2184 no governo de. Fernando Corrêa da Costa. A lei nº 2421, de 8 de Setembro de 1965, dispunha sobre a constituição do efetivo do Corpo de Bombeiros. Nesta data estava formada a Companhia Independente de Bombeiros.
Ingresso

Há duas formas de ingresso no Corpo de Bombeiros de Mato Grosso. Os oficiais precisam passar pelo Curso de Formação de Oficiais que é realizado pela Universidade do Estado de Mato Grosso, uma espécie de vestibular. Para 2011 haverá vagas (número ainda não definido).
A data

Em 2 de julho de 1856, Dom Pedro II assinou o Decreto Imperial nº 1.775, que regulamentou, no Brasil, o serviço de extinção de incêndio. Ao sinal de incêndio, sinos alertavam homens, mulheres e crianças que ficavam em fila e, do poço mais próximo, passavam baldes de mão em mão até chegarem ao local em chamas.

Por decreto do Presidente da República Getúlio Vargas, desde 1954 todo 2 de julho deve ser dedicado a homenagear esses profissionais. Em 2 de abril daquele ano, o decreto nº 35.309 instituiu o “Dia do Bombeiro Brasileiro” e a “Semana de Prevenção Contra Incêndios”.
Altitude

A altitude da atmosfera é de cerca de 1 mil km, apesar disso 80% da massa fluida concentra-se a 5 km acima da superfície terrestre. A gravidade existente na superfície é influenciada pela pressão que o ar exerce em razão de seu peso, isso pode acontecer de maneira variada, dependendo do ponto e do momento e outras muitas circunstâncias. Em áreas de grandes altitudes a pressão é menor, portanto o ar é rarefeito.

Fonte: Brasil Escola
Concurso

Os alunos que terminam o curso da Unemat passam 3 anos fora do Estado onde há cursos específicos de formação. Depois, retornam para Mato Grosso já como oficiais.

Os praças, cabos e sargentos ingressam na Corporação por meio de concurso público. Os aprovados passam por capacitação de pelo menos 10 meses e estágio probatório, como acontece com todos servidores públicos.

Nas duas formas de ingresso, é preciso autorização do governo do Estado para abertura de vagas. Do último concurso público feito em Mato Grosso, 60 vagas foram anunciadas para a Corporação e pode ter aumento.

Fonte: Jornal a Gazeta de MT.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s