Governo do Estado vai colocar mais de mil PMs nas ruas.

 

Dentro de aproximadamente um mês, Mato Grosso será beneficiado com mais de mil novos policiais militares, que irão reforçar o quadro da Segurança Pública no Estado.

Só para a Baixada Cuiabana, serão destinados 700 novos soldados, que serão distribuídos nos seis batalhões metropolitanos, que integram os Comandos Regionais 1 e 2 da PM, além dos batalhões especializados, como o de Operações Especiais (Bope), Ronda Ostensiva Tático Metropolitana (Rotam), Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron), Batalhão Ambiental e Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran).

O reforço no contingente policial já estará nas ruas a partir do dia 12 de setembro, segundo informações do comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Osmar Lino Farias. O oficial observou que os novos militares serão distribuídos nas unidades da Polícia Militar, de acordo com a necessidade de cada região.

O acréscimo para Segurança Pública é resultado do último concurso público realizado pelo Governo do Estado para a área, em 2010, que oportunizou o ingresso de quase dois mil profissionais na corporação.

Já são quase seis meses de Curso de Formação, que começou em fevereiro deste ano, em 12 cidades de Mato Grosso: Cuiabá, Várzea Grande, Água Boa, Primavera do Leste, Rondonópolis, Cáceres, Pontes e Lacerda, Juína, Sinop, Alta Floresta,Tangará da Serra e Vila Rica. Esses cursos capacitam os novos militares para prática da atividade policial.

Nesta semana, o secretário de Estado de Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, esteve na aula do Curso de Formação de Soldados da PM de Primavera do Leste (240 km de Cuiabá), encerrando o ciclo de palestra ministrada aos mais de mil alunos distribuídos nas 12 cidades, onde acontecem a formação, que termina no próximo dia 5 de setembro.

“O curso acontece nas cidades escolhidas pelo aluno, quando fizeram a inscrição no concurso, e é uma forma de fixar o policial no local onde ele irá atuar”, observou o comandante Farias.

Em todas as palestras ministradas nos cursos de Formação de Soldados, o secretário Diógenes Curado levou aos alunos um pouco da sua experiência policial, além de destacar a estrutura da Segurança do Estado, passando pela importância do curso de formação, a evolução e as políticas de Segurança Pública, estrutura da Sesp, até os segmentos que integram a pasta, como o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron), Gabinete de Gestão Integrada (GGI), Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), Polícia Comunitária e o projeto social Rede Cidadã.

“Essas palestras são para que conheçam um pouco mais sobre o Sistema de Segurança Pública, no qual irão atuar”, disse o secretário, aos 35 alunos do Curso de Formação de Soldados em Primavera do Leste.

Segundo o comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar de Primavera do Leste, tenente-coronel PM Marcos Roberto Gonçalves, essas palestras são uma oportunidade ímpar para os alunos conhecerem melhor a estrutura da Segurança no Estado. “Queremos fazer um trabalho diferenciado. Os alunos já estão interagindo com a comunidade, atuando dentro da filosofia de polícia comunitária”, disse.

Em Primavera do Leste, dos 35 alunos, 18 ficarão na cidade e os demais serão designados aos municípios vizinhos, como Gaúcha do Norte, Paranatinga, Campo Verde e Santo Antônio do Leste.

A meta do Governo do Estado é que, até a Copa do Mundo 2014, seja realizado outro concurso público ao ano para ingresso de mais profissionais na área da Segurança Pública.

Com informações da Secom-MT

Anúncios

2 comentários em “Governo do Estado vai colocar mais de mil PMs nas ruas.

  1. Boa tarde, eu queria uma informacao eu fiz meu alistamento e fui dispensado e eu quero seguir carreira militar. Ja procurei em varios sites sobre concursos para pm de mt. eu queria saber se esse ano ainda tera mais cursos de formacao para pm e quando sera ? Se puder me dar essa informacao agradeco. Valeu!!!!!

    1. Sim, o Governo do estado já garantiu o ingresso de pelo menos 4 mil novos PMs e todo ano terá concurso para soldado PM, se prepare que o novo Edital deve estar próximo. Fica com Deus e boa sorte.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s