Polícia Civil acaba com os CISCs e reativa delegacia.

Cinco anos após ser concebido para resolver todos os problemas de segurança pública, os Centros de Segurança Pública e de Cidadania, os Ciscs da Capital, são sepultados sem deixar saudades.

A partir desta sexta-feira (25), o Cisc do Verdão será transformado na Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos (Derrf) da Capital. Com oito delegados e dezenas de policias, a Delegacia terá como um dos desafios desarticular as quadrilhas que agem em Cuiabá.

“Vamos atuar exclusivamente nos crimes de roubo e também de furtos em toda a Cuiabá. Saberemos quais quadrilhas agem em quais bairros porque será um trabalho centralizado”, destaca o delegado Roberto Amorim, titular da Derrf.

Já estão trabalhando outros seis delegados – Elaine Oliveira, Francisco Kunze, Juliana Palhares, Carlos Américo Marchi e Richard Damasceno – faltando dois a serem transferidos.

A nova Delegacia é conhecida como “Delegacia do Silval”, pois trata-se de uma exigência do Governador Silval Barbosa junto a Polícia Civil para diminuir o índice de violência na Capital, segundo alguns diretores.

Numa próxima etapa, o Cisc do Planalto será transformado na Delegacia Especializada de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes, que volta a ser reativada, além do Plantão Metropolitano. O Cisc do Coxipó, por sua vez, será a Delegacia de Delitos de Trânsito.

Criados em 2005, os Ciscs nasceram como a redenção para resolver os problemas da Polícia Civil. O projeto inicial previa a desativação de todas as especializadas e contaria com uma unidade do Corpo de Bombeiros, Instituto de Identificação e até exames de lesão corporal, que seria feito por um médico do IML.

“O Cisc surgiu para investigar tudo, todas as naturezas de crime. Com o tempo, a Polícia Civil descobriu que não se investigava nada”, observou um delegado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s