MT: Secretaria de Segurança Pública e Sejudh já contam com sistema inédito de Tecnologia de Informação.

As secretarias de Estado de Segurança Pública (Sesp) e de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) já contam com sistema inédito de tecnologia de informação  (TI) que vai garantir maior segurança, disponibilidade, confiabilidade e velocidade nos serviços de segurança via internet, como Delegacia Virtual e o Sistema de Registro de Ocorrência Policial (SROP).
O avanço tecnológico é resultado do trabalho de modernização da infraestrutura tecnológica da Sesp e Sejudh realizado pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação (Coti) em conformidade com a Política de Tecnologia da Informação do Estado,  gerenciada pelo Centro de Processamento de Dados de Mato Grosso (Cepromat).
O Governo Federal e Estadual investiram cerca de R$ 2 milhões na compra de novos equipamentos como três Storage (dispositivo de armazenamento) com discos redundantes de alta performance com capacidade que varia de 10 a 30 terabytes de dados, switchs de conexões de fibra, placas de conexão de rede de alta velocidade, cordões ópticos, entre outros.
“Ao longo dos anos percebemos que a demanda dos serviços foi aumentando e que a estrutura tecnológica não iria suportar. Por isso iniciamos o processo para modernizar a infraestrutura”, disse o gerente técnico de Banco de Dados, Saffyk Vicuna Souza.
Os novos equipamentos tecnológicos foram instalados na Sesp e no Centro de Processamento de Dados de Mato Grosso (Cepromat) criando uma infraestrutura redundante. “A rede nos permite manter a disponibilidade dos serviços, o tempo todo, mesmo diante de algum problema, como por exemplo, a queda de energia e a queima de um servidor, pois todas as informações são replicadas entre os órgãos”, afirmou Saffyk.
Segundo o gerente técnico, o projeto de modernização da infraestrutura tecnológica iniciou em 2007. “Nosso objetivo era modernizar a estrutura de hardware, software e redes para garantir melhor operacionalidade e acesso na navegação dos sistemas de segurança pública”.
O gerente de Projetos de Sistemas, Cleybson Miranda Sousa, disse que a nova infraestrutura vai beneficiar os usuários de todo o Estado. “Antes suportávamos mil acessos diário, o que gerava transtorno porque não tínhamos uma infraestrutura adequada. Com a nova tecnologia temos a capacidade de suportar o Estado inteiro acessando os nossos serviços. Conseguimos triplicar a nossa capacidade de atendimento ao cidadão”, disse.
Para Cleybson, a modernização vai garantir para o cidadão e para o profissional mais qualidade no serviço e agilidade no trabalho. “Todo o trabalho foi realizado para garantir a disponibilidade e melhoria dos serviços da segurança pública para o cidadão e servidor”, completou Cleybson.
Outra vantagem da modernização é a rede de dados que passa a suportar todas as informações subordinadas a Sesp e Sejudh.
Fonte: Assessoria SESP/MT
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s