PM MT aprende 140 kg de dinamite na BR-163.

A Polícia Militar de Guarantã do Norte (720 km de Cuiabá) apreendeu, neste domingo (26), um carregamento de 140 quilos de bananas de dinamite, que estavam sendo transportadas em um caminhão baú, na BR-163. Essa foi a maior apreensão de dinamites realizada na região norte do Estado pela polícia.

Os explosivos estavam divididos em sete caixas e, segundo informações dadas pelo motorista, seriam levados para garimpos localizados no município de Peixoto de Azevedo (608 km da Capital).

O motorista de 43 anos e um passageiro, de 44 anos, foram encaminhados pelos policiais militares à Delegacia de Polícia Civil em Guarantã do Norte, onde prestaram esclarecimentos ao delegado Carlos Eduardo Muniz, responsável pela investigação do caso.

Em seu depoimento, o motorista informou que havia saído com a carga do sul da cidade de Novo Progresso, no Pará, mas não apresentou documentos ou notas que justificassem o transporte, sendo preso e indiciado por transporte ilegal do material.

Caixas eletrônicos

O uso de explosivos no arrombamento de caixas eletrônicos já se tornou de uso comum pelos bandidos no Estado, uma vez que a força da explosão impede que todas as notas sejam manchadas pelo dispositivo de segurança dos terminais eletrônicos.

Até a semana que antecedeu o feriado de Carnaval, 24 caixas eletrônicos foram Alves de ataques dessa modalidade, de acordo com dados do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB).

Repressão

No último dia 15 de fevereiro, policiais da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) apreenderam 98 bananas de dinamite, em uma propriedade rural na cidade de Nobres (146 km a Médio-Norte de Cuiabá).

Ao todo, as 98 bananas apreendidas – de 500 g cada – seriam suficientes para explodir até 300 caixas eletrônicos, o que renderia um lucro de até R$ 5 milhões para as quadrilhas, de acordo com cálculos da Polícia Civil.

A ação, de acordo com a delegada Ana Cristina Feldner, que comandou a operação, pode ter evitado uma onda de roubos a terminais eletrônicos durante o feriado prolongado da última semana.

Fonte:  G1MT.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s