PM-MT: Com 30 anos de ótimos serviços prestados a Gloriosa Polícia Militar o Cel PM Pedro Sidney Figueiredo de Souza vai para a reserva com honras militares.

O livro da vida do Cel PM Pedro Sidney Figueiredo de Souza iniciou no dia 29 de junho de 1961, quando veio ao mundo através de sua mãe Francisca Pinto de Figueiredo e seu pai Vicente Vitorino de Souza, na cidade de Cuiabá no Estado de Mato Grosso.
Sendo que no dia 18 de janeiro do ano de 1985, iniciou-se o mais longo capítulo no livro da sua vida, quando, em sua terra natal, foi publicado a sua aprovação para realizar o Curso de Formação de Oficiais , sendo designado para realizar o curso na Brigada Militar da Policia Militar do Estado do Rio Grande do Sul.
Onde foi acolhido e recebido pela nossa Co-irmã do Estado de Rio Grande do Sul, e como um bom Aluno Oficial trabalhou incansavelmente nas missões acadêmicas, encontrou e conviveu com grandes amigos, aprendeu bons ensinamentos e treinamentos, e principalmente dedicou- se os seus maiores e melhores esforços, no dia após dia até que no dia 25 de dezembro do ano de 1987 formou-se no CFO, sendo declarado Aspirante a Oficial PM.
E em quase três décadas de profundo labor, e em momentos que se fizeram alegria ou tristeza – até que em alguns dias, uns venturosos dias – colheu frutos de sua caminhada de prática moral, ética e de profissionalismo, mas também por honrosa distinção quando foi promovido no dia 05/09/1988 ao  Posto de 2º Tenente, em 05/09/1990 ao  Posto de 1º Tenente, em 05/09/1993 ao Posto de Capitão PM, em 05/09/1997 ao Posto de Major PM, em 05/09/2000 ao Posto de Tenente Coronel PM, e finalmente no dia05/09/2005 foi promovido ao Posto de Coronel PM.
Teve a experiência de trabalhar em vários locais como Oficial Subalterno, Intermediário e Superior. Contudo foi como Coronel PM que comandou e se destacou em vários locais de grande importância para a Polícia Militar e para o próprio Estado de Mato Grosso, como o Comando do 3º e 9º   Batalhão de Polícia Militar, Comando do CR  I – Cuiabá, CR II – Várzea Grande ,   CR IV – Rondonópolis, e Diretor Sistêmico da PMMT.
Ao longo da sua história e vivencia na caserna, se destacou com a experiência profissional acumulada, conquistada e trabalhada principalmente nas Unidades de Ensino, quando teve a oportunidade de Comandar o Centro de Capacitação, Desenvolvimento e Pesquisa da PMMT e Comandante da Academia de Polícia Militar Costa Verde, enfatizando sua capacidade de planejamento e sua dedicação à Polícia Militar, cumprindo sempre com louvor as missões recebidas.
Homem devotado a primazia em servir, aliada ao conhecimento auferido nas instruções ministradas nos bancos escolares e, no aprimoramento técnico-profissional, obtido, por iniciativa própria, formou-se no ano de 2004 no Curso de Licenciatura de Historia e em 2006 conclui a Pós Graduação de Historia, sempre objetivando repassar a historia da nossa Polícia Militar.
Na longa jornada da vida do Cel PM Sidney, teve a oportunidade de concluir a sua jornada no serviço ativo na Corporação, exercendo a função de Subchefe do Estado Maior da PMMT, cargo de grande importância e de confiança do Comandante Geral e o Comandante Geral Adjunto da PMMT.
Ficou conhecido na Policia Militar por ser um Oficial pacífico, sereno e de bom diálogo, vindo com essas características a conquistar a confiança de seus subordinados, superiores e da sociedade, através de uma postura séria, respeitoso e comunicativo.
História essa que tem um capítulo especial, a de quando conheceu Maristela Ledur de Souza, a qual veio a desposar e constituir uma família, a qual esta sempre esteve presente e o apoiou nos momentos mais difíceis, sempre companheira, corajosa, perseverante e indispensável nos momentos de felicidades e tristezas.
Outro capitulo Especial foi quando esse formoso casal foram abençoados com o nascimento de seus herdeiros: Izadora Ledur de Souza, Luiz Vicente Ledur de Souza e Pedro Lucas Ledur de Souza, que como todos os filhos de Policiais Militares, suportaram a sua ausência, mais sempre o apoiaram em todos os momentos, e por estar ao lado de pessoas maravilhosas, pode desenvolver seus trabalhos com tranquilidade e harmonia.
Mais sempre cuidando e protegendo os seus maiores tesouros, que são a sua esposa e os seus filhos a quem dedicou todo o seu trabalho e amor. Não  esquecendo também dos seus pais, parentes e amigos que o apoiaram e o acompanharam desde sua infância ate a sua formação e inclusão na Policia Militar.
Fez compreender que liderar é, sobretudo, um ato de servir, e que o exemplo é a melhor forma de conduzir aqueles que encontram nos paradigmas um farol que os orientam pelos caminhos da nobreza de caráter. Pautando com dignidade, não somente na função, mas também na vida, na luta e, por que não dizer, na história que é a de um Cuiabano que chegou ao posto de Coronel.
Enfrentou vários desafios, ao lado de vários companheiros de farda, em dias normais, de chuva ou intenso calor – chorou, riu, perseverou, compartilhou momentos de alegria ou tristeza, enfim, vivenciou uma experiência tão especial e tão cara, que se tivesse a possibilidade de retornar o tempo, com certeza viveria tudo de novo.
Das ações pragmáticas e de integração institucional com a sociedade, trabalhou de acordo com a filosofia do Comando Geral e em união com vários órgãos públicos, privados, lideranças comunitárias, e demais poderes constituídos. Para que a segurança pública se tornasse um valioso instrumento de integração e de harmonização social.
Participativo na história da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, que com esse breve histórico, deixou claro a presença marcante ao longo de sua trajetória, o qual criou uma obra que serve de exemplo para os seus pares e subordinados, por ser um Oficial cumpridor de suas obrigações, simpático, e sempre pronto para contribuir com seu trabalho.
Como integrante da Policia Militar, assumiu como premissa básica que esta é uma obra de construção coletiva, cuja conjugação de esforços sempre levará ao bem comum, pois buscou trilhar pelos caminhos da justiça, combatendo os males que assolam o país, em nosso caso específico – a violência – qualquer que seja ela. Lamentando essa violência estrutural do Brasil.
Uma característica mais marcante do Cel PM Sidney, que sempre vai ser lembrado, foi a questão de ensinar e reiterar sempre a filosofia de Policia e Policiamento Ostensivo, a sua necessidade de estimular o ensino e a cultura de paz e as atitudes de pacificação. E nessa longa jornada, descobriu bons talentos e buscou a prática de novas ideias, a exemplo do processo continuo de intensificação e qualificação do policiamento ostensivo, mola mestra dos nossos trabalhos.
Assim, podemos concluir esse capítulo que o Cel PM Sidney deixa o serviço ativo da PMMT muito feliz e honrado pelos seus trabalhos prestados, fazendo parte de outros livros e outros vários capítulos, quebrando paradigmas e realizando transformações nos lugares em que passou, satisfeito e com a sensação do dever cumprido e pronto pra iniciar a escrever outros vários capítulos no seu livro da vida.
E lembre-se:
Amigos não se despedem.
Pessoas da família não se despedem.
Amigos quando se afastam dizem um “até logo”.
Pessoas da família quando se vão dizem um “até mais”, um “até breve”.
Amigos e pessoas da família, quando muito, dizem um “tchau”.
Amigos e família estão sempre juntos, não mais que um breve “adeus”.
Assim, como amigos dizemos ao Cel PM Sidney como despedida apenas um breve “adeus”.
Fonte: PMMT

Deixe um comentário