PF faz operação e prende grupo que fraudou vestibulares de medicina.

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (13) a Operação Arcano, para desarticular uma organização criminosa que fraudava vestibulares de medicina em cinco estados brasileiros. Foram expedidos 15 mandados de prisão e 16 mandados de busca e apreensão.
A ação do grupo criminoso foi detectada em 13 vestibulares promovidos por instituições privadas de ensino nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Piauí, Maranhão, Goiás e Mato Grosso, informou a Polícia Federal.
Para realizar a fraude, a organização contou com três grupos distintos: o primeiro cooptava os vestibulandos; o segundo se encarregava de treiná-los no uso do equipamento de comunicação conhecido como “ponto eletrônico”; enquanto o terceiro era composto por especialistas em diferentes disciplinas que resolviam a prova em suas áreas e informavam as respostas a um comando central, que as repassava para os alunos.
Até o momento foram presas 11 pessoas, sendo duas em São Paulo, uma no Rio Grande do Sul, uma na Bahia, uma no Pará, três no Piauí, duas em Goiás e uma no  Tocantins. Os demais investigados estão sendo procurados e poderão ser presos ainda hoje. Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas mesmas localidades.
Também foram apreendidas duas armas de fogo, de calibre permitido, na residência de dois dos investigados. Eles estão sujeitos à pena de um a três anos de detenção, mas poderão ser postos em liberdade mediante pagamento de fiança.
Os presos responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de formação de quadrilha e estelionato, cujas penas somadas podem atingir de dois a oito anos de prisão. Os alunos que se beneficiaram da fraude responderão por crime de estelionato.
A operação foi batizada de arcano em razão de seu significado, “remédio secreto”, em latim.
As informações são da assessoria da PF

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s