1º soldado da PMMT a fazer doutorado em Mato Grosso lança livro.

O soldado da Polícia Militar Laudicerio Aguiar Machado vai lançar nesta segunda (15), às 20h30, no Hotel Fazenda Mato Grosso, o livro “O papel do administrador Hospitalar na Segurança Pública”, produzido em co-autoria com a orientadora Valéria Rueda Spers. O trabalho é resultado da dissertação de mestrado concluído este ano, na Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep).
O policial estudou sobre a estrutura dos hospitais de segurança pública no Centro-Oeste. Ele viu que os administradores desses lugares eram policiais formados em odontologia, direito, medicina ou administração. Com esse resultado em mãos, o PM deu continuidade ao projeto no doutorado, que já começou na mesma universidade.
Agora ele faz um mapeamento das necessidades ligadas à saúde desses profissionais em todo o Estado, pois há regiões em que os problemas são as doenças tropicais, enquanto que em outros, como Cuiabá, trata-se da violência urbana. Laudicerio quer também, no mesmo trabalho, buscar formas de unir o atendimento daqueles que compõem a segurança pública: Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiro e Polícia Técnica.
Atualmente, cada um tem sua estrutura. “Queremos concentrar isso numa só”, explica. Ele revela que, segundo estudo que teria sido realizado pela Fiocruz, um policial tem 7 vezes mais chances de morrer que qualquer outro trabalhador. A categoria sofre com problemas físicos, mentais e emocionais. Isso não significa que o projeto será colocado em prática em Mato Grosso. “Meu papel é como pesquisador. Vou entregar o levantamento para a Sesp”.
Para fazer o mestrado e agora o doutorado, Laudicerio precisou da permissão da secretaria de Segurança Pública. O mais curioso é que, mesmo com tanto empenho para ajudar a instituição, ele não recebe nenhum real a mais no salário no fim das contas, devido à estrutura interna da Instituição militar. “se eu ficar em casa ou estudando o tempo vai passar do mesmo jeito. Pelo menos estou fazendo algo que vai ser bom para mim”, justifica o PM ao ser questionado sobre o que lhe motivava a estudar tanto mesmo sem retorno na carreira.
Laudicerio é o primeiro soldado em Mato Grosso a fazer doutorado. De origem humilde, o policial já cuidou de carro, carregou compras na feira do Verdão e foi office-boy. Seu primeiro curso superior foi em Administração Hospitalar. Já fez especialização em Docência e em Auditoria em Sistema de Saúde. Entrou no mestrado em 2011 e agora está no doutorado. Ele ressalta ainda que está no 8º semestre de direito, que trancou até concluir o doutorado. Laudicerio não pensa em largar a carreira militar e mostra um largo sorriso no rosto ao contar sobre o que faz.
(Autor: Valérya Próspero/RDNEWS – Fonte: O NORTÃO).

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s