Agentes penitenciários retornam ao trabalho neste domingo

6a11c128c1b8ed311855518690179bba

Após quinze dias de paralisação, os servidores do sistema penitenciário de Mato Grosso decidiram retomar as atividades nas unidades de todo o Estado. A decisão foi tomada em assembleia realizada no sábado (20) pelo Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindspen).

A categoria estava em greve desde o último dia 4 e reivindicava aumento do efetivo, pagamento de adicional de insalubridade, reajuste salarial e melhores condições de trabalho.

O Governo do Estado enviou uma proposta à categoria, em que se compromete a nomear mais 235 agentes e promete continuar as negociações com os servidores.

Atualmente, há 1,8 mil agentes prisionais em todo o Estado. Somente a Penitenciária Central do Estado, localizada no bairro Pascoal Ramos, em Cuiabá, conta com 153 servidores operando para atender 1.950 reeducandos.

O piso salarial da categoria é de R$ 1,8 mil e os agentes reivindicam um reajuste de 20%, retroativos a 2012, sendo 25% para este ano e 30% para 2014.

Reflexo da greve

Em razão da greve dos agentes penitenciários, na última quarta-feira (17), os presos da Cadeia Pública do Carumbé, em Cuiabá, tiveram suspensas as visitas semanais de amigos e familiares. Em protesto, os reeducandos iniciaram uma greve de fome.

Devido à paralisação, o número de profissionais na unidade prisional passou de uma média de 12 a 15 por plantão para três a cinco. Por questão de segurança, as visitas precisaram ser temporariamente suspensas.

Com o fim da greve, as visitas nos presídios estaduais devem seguir a rotina normal, com 100% do efetivo, a partir deste domingo (21).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s