Policiais se qualificam para o combate ao novo Cangaço

130521043839_0130521043839_1

DANA CAMPOS
Assessoria/PM-MT

Com o propósito de aprimorar a qualidade técnica dos policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope), nas ações de combate ao crime de assalto à banco, conhecido como ‘novo cangaço’, a Polícia Militar de Mato Grosso realiza o ‘1º Curso de Patrulhamento em Ambiente Rural, com a participação de 24 policiais. Além deles também participam dois integrantes da  Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul.

O curso surgiu da necessidade de melhorar a operacionalidade técnica no trabalho de combate ao crime que foi chamado de ‘novo cangaço’ e que se caracteriza por assaltos violentos a agências bancárias do interior do Estado, conforme explicou o capitão PM Marcos Eduardo Ticianel Paccola, coordenador da qualificação. O curso tem como frente de trabalho a aplicação de conhecimentos técnicos sobre os ecossistemas de Mato Grosso – cerrado, floresta e pantanal –, técnicas de ações imediatas e inteligência policial.

Dentre as disciplinas aplicadas estão Combate em Ambiente Rural, Patrulha Rural Motorizada, Google Earth para Operações Policiais, Formações e Progressões, Técnicas de Rastreamento e Contra-rastreamento, Orientação com GPS, Carta Terreno, Busca e Varredura, Contra-emboscada, Técnicas de Tiro Avançadas, Técnicas de Busca.  No total serão 150 horas/aula e o encerramento está previsto para o dia 29 de maio.  A parte teórica está sendo ministrada na sede do Bope, na Avenida do CPA, em Cuiabá. E a prática no Estande de Tiro da Polícia Rodoviária Federal, na MT-251, km 13.

“Esse curso visa melhorar a qualificação dos integrantes do Bope para as operações em ambientes rurais, ampliar sua capacidade técnica, contribuir para uma padronização das atividades e, consequentemente, melhorar os serviços prestados à sociedade. Além é claro, de reduzir os riscos aos quais os integrantes do Bope se expõem nesse tipo de ação policial”, avalia Paccola.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s