Cabo é condenado a 16 anos de prisão por mandar matar soldado no Araguaia.

O cabo da Polícia Militar José Ângelo de Almeida foi condenado a 16 anos de reclusão, em regime fechado, por ter mandado matar o soldado PM Oriomar Aparecido Ramos. O julgamento foi realizado pela Décima Primeira Vara Criminal Especializada da Justiça Militar de Cuiabá, e presidido pelo juiz Marcos Faleiros da Silva.

O crime aconteceu no dia 16 de dezembro de 2001, no deslocamento da Polícia Militar no Distrito de Santo Antônio do Fontoura, que pertence ao município de São José do Xingu (1.200 km a Nordeste).

Conforme os autos, o “cabo Ângelo” tinha tomado dinheiro emprestado com o PM Oriomar e não havia quitado a dívida, conforme combinado. O cabo alegava que os juros cobrados pelo colega eram muito altos e por isso não iria pagar. Para não ser mais cobrado, o cabo PM decidiu mandar matar o soldado. Para isso, contratou os “serviços” de um menor.

No dia do crime o cabo passou para o menor todas as coordenadas. Informou que o soldado estaria dormindo no alojamento e que estaria armado. O menor entrou no quarto onde a vítima estava, pegou a arma que se encontrava embaixo do travesseiro e atirou na boca do soldado. No momento do crime, uma menor (que era amante de Oriomar) estava no banheiro do alojamento e testemunhou o homicídio.

Consta nos autos que o cabo Ângelo pagou R$ 5 mil para que a menor afirmasse que a vítima tinha cometido suicídio, alterando a cena do crime. Caso a tese de suicídio fosse questionada, a menor assumiria o assassinato.

No depoimento, o menor que matou o soltado disse que já havia praticado outros homicídios a mando do cabo Ângelo, afirmou ainda que desenvolvia várias atividades criminosas para receber benefícios do PM, “que simulavam assaltos a caminhonetes e que faziam também invasões de terras”. Conforme o menor, um sargento e um soldado PM davam cobertura às práticas criminosas cometidas pelo cabo Ângelo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s