Dilma é recebida com protestos de militares no aeroporto de Teresina.

sempec-1392731355

A presidente Dilma Rousseff, em passagem nesta terça-feira (18) pela cidade de Teresina, foi recebida no Aeroporto Senador Petrônio Portela com faixas de reivindicação e um aviso da Associação dos Oficiais Militares do Estado do Piauí (Amepi): “Sem PEC 300, não haverá copa”. De acordo com o grupo, o clamor é nacional e representa os oficiais de todo o país.

A manifestação indica uma possível paralisação da categoria exatamente no período da Copa do Mundo, evento que o Brasil sediará entre 12 de junho e 13 de julho deste ano. Os militares devem paralisar as atividades caso não seja aprovada a Proposta de Emenda Constitucional 300, que prevê a fixação na Constituição de um piso provisório de R$ 3,5 mil para PMs e R$ 7 mil para oficiais e estabelece que uma lei federal irá criar, em definitivo, o piso salarial nacional para essas categorias.

De acordo com Marcioneide das Chagas, presidente da Amepi, a PEC 300 é um clamor nacional. Ela destaca ainda a importância do trabalho dos militares, inclusive durante a passagem da presidente pelo Piauí. “Sem a polícia nada acontece, nem a vinda da Dilma ao Piauí com segurança poderia existir”, declarou.

Durante a estada de Dilma no Estado, estão trabalhando na operação de segurança um total de 200 pessoas, dentre integrantes das Forças Táticas, Batalhão Policial das Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRone), Batalhão Operações Especiais (Bope), cavalaria e apoio aéreo, dentre outros.

Houve ainda manifestações de servidores do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e dos Correios, ambos pedem melhorias das condições de trabalho, de uma forma geral.

A presidente, para evitar o bloqueio terrestre de possíveis manifestações, embarcaria em um helicóptero da Força Aérea Brasileira (FAB) em solo piauiense. O destino seria o estacionamento do Teresina Shopping. Contudo, Dilma preferiu seguir de carro com seu comboio até o Atlantic City Club, local em que ocorrerá o evento de entrega de 35 pás carregadeiras e cinco motoniveladoras a municípios do Piauí. A presidente anuncia ainda a concessão de recursos para a construção do metrô de Teresina através do PAC Mobilidade.

Repórter: Nayara Felizardo e Maria Romero

PORTAL O DIA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s