Policiais militares de Pernambuco realizam protesto por melhores condições de trabalho.

Do JC Online

 / Foto: Milenna Gomes/JC

Foto: Milenna Gomes/JC

Policiais militares se concentraram na Praça do Derby, área central do Recife, na tarde desta sexta-feira (25), em protesto por melhores condições de trabalho. Por volta das 15h20, a manifestação chegava a Avenida Conde da Boa Vista. A própria PM diz que cerca de 3 mil policiais não fardados estão no local. De acordo com os líderes do movimento, eles estão lá como cidadãos e não estão fazendo um movimento grevista.


Foto: Milenna Gomes/JC

Segundo o soldado Alberisson Carlos, este é um movimento de prevenção e os policiais não querem assustar a população com greve, como aconteceu no Estado da Bahia. Eles querem que os PMs e bombeiros estejam em melhores condições de trabalho durante a Copa, evitando uma paralisação.

Entre as reivindicações dos policiais militares está a renovação dos coletes à prova de balas. De acordo com o soldado Alberisson, os coletes estão defasados e em quantidade menor do que a de PMs. Alguns dos coletes estão fora da validade, ou seja, não funcionam.


Foto: Milenna Gomes/JC

Os policiais também pedem uma melhor Gratificação por Risco de Vida. Esse bônus é dado pelo risco a que eles se submetem nas ruas e por poder ser atingidos por um tiro. Atualmente, os soldados recebem R$ 500, enquanto um coronel ganha mais de R$ 3 mil desse auxílio. Segundo os líderes do movimento, a gratificação é mais interessante para o soldado que está no corpo à corpo.


Foto: Milenna Gomes/JC

Uma lista com 18 reivindicações foi distribuída entre os participantes da marcha e levada até a Assembleia Legislativa, onde uma comissão foi recebida, por volta das 17h, pelos deputados Sérgio Leite e Pedro Serafim Neto. Eles ainda se encontraram com o secretário da Casa Civil, Luciano Vásquez, e o chefe da Casa Militar, coronel Mário Cavalcanti.

O governo de Pernambuco informou, por meio de nota oficial, que os pontos ressaltados pelos militares serão avaliados. De acordo com a Polícia Militar, mais de 5 mil pessoas, entre policiais, bombeiros e familiares, estiveram na caminhada.

vídeo: vídeo dos principais momentos da manifestação:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s