Concurso da Polícia Federal oferece 600 vagas.

cel

A Polícia Federal divulgou nesta sexta-feira (26), o edital de concurso público com 600 vagas para o cargo de agente. Os interessados deverão ter graduação superior completa, em qualquer área, e habilitação tipo ‘B’. Os salários podem chegar a R$ 7.514, 33 com carga horária de 40 horas semanais.

De acordo com o edital, as inscrições podem ser realizadas a partir das 10h do dia 6 de outubro e encerram do dia 26 do mesmo mês. A taxa de inscrição é de R$ 150 e só poderá ser realizada por meio do endereço eletrônico www.cesp.unb.br. Das 600 vagas, 30 são reservadas para pessoas com deficiência e 120 para negros. Estados como Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia e Roraima, serão contemplados, preferencialmente, de acordo com a necessidade de cada estado.

O certame será realizado em duas etapas e as provas serão aplicadas pela Cesp/UNB. Os candidatos serão avaliados em prova objetiva com 120 questões e a discursiva (elaboração de texto dissertativo com no máximo 30 linhas), exame de aptidão física, avaliação psicológica e exame médico. A prova objetiva será realizada no dia 21 de dezembro deste ano e terá duração de 5 horas. Na segunda etapa será realizado o Curso de Formação Profissional, em Brasília e de responsabilidade da Academia Nacional de Polícia.

O edital explica, ainda, que a ordem de classificação baseada na nota obtida no curso de formação profissional será levada em consideração para a escolha do local onde o agente será alocado. O candidato será submetido, ainda, à investigação social, em caráter eliminatório em todo o processo seletivo desde a inscrição ate a nomeação.

Cabe ao agente de polícia executar investigações e operações policiais na prevenção e repressão a atos ilícitos penais, dirigir veículos, cumprir medidas de segurança orgânica e desempenhar atividades administravas.

Para o administrador e universitário Alexandre Medeiros, o concurso é uma grande possibilidade de mudança de vida em virtude do salário e do ‘status’ de ser funcionário público federal. “É sem dúvida uma ótima oportunidade. Ser servidor público federal, imagina?! Mas é preciso estar muito preparado, conheço pessoas que estão estudando há muito tempo”, disse.

Alexandre revelou que começou a se preparar para o concurso público há alguns meses quando ouvir conversas sobre a possível realização do certame e disse, também, que gosta de participar de concursos para testar os conhecimentos. “Iniciei a rotina de estudos tem um tempinho já. Olha, não é fácil, é preciso se dedicar muito, organizar os horários de estudo. Ter esse cronograma é fundamental para conseguir absorver o máximo possível de informações”, explicou.

De acordo com Alexandre, pesquisar e refazer as provas do último concurso do órgão ajuda bastante. “Pesquisei bastante. Eu me baseio nas últimas provas para estudar, isso ajuda muito, me dá uma noção do que estudar”, explicou.

Cronograma

No dia 10 de dezembro será divulgado o local e horário das provas.

Prova objetiva e discursiva dia 21 de dezembro

Exame de aptidão física será realizado, provavelmente, dos dias 20 a 24 de fevereiro de 2015

Exames médicos serão realizados nos dias de 17 a 20 de abril de 2015

Avaliação psicológica será realizada nos 24 a 26 de abril

Curso de formação profissional será realizado de 3 de agosto a 18 de dezembro de 2015

Anúncios

Um comentário em “Concurso da Polícia Federal oferece 600 vagas.

  1. Oi. Como eu fasso pra emtra na policia federa.meu sonho emtra na policia federal ja tenho trimta e tres anos de idades gostaria d saber como eu fasso esse cursso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s