Cinco mil participam de movimento em defesa do RGA e sindicato quer paralisação geral na terça-feira.

Cinco mil participam de movimento em defesa do RGA e sindicato quer paralisação geral na terça-feira

Cerca de cinco mil servidores públicos participam nesta tarde, 10, de uma assembleia geral para deliberar ações após o anúncio do Governo Estadual de que não poderá arcar com o pagamento do Reajuste Geral Anual (RGA) no mês de maio para não atrasar salários. Os servidores, ainda nesta tarde, realizarão uma caminhada pelo Centro Político Administrativo (CPA). A reunião concentra-se na Praça das Bandeiras, em Cuiabá. Algumas das categorias defende para a próxima terça-feira, 17, uma paralisação geral. A estimativa de público é do Fórum Sindical, entidade que representa 24 entidades.

Em assembleia durante o ato, o Sindicato dos Servidores Públicos de Saúde e do Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso deliberaram pelo estado de greve. “A qualquer momento os servidores podem começar uma greve histórica na saúde, disse Oscarlino Alves, o presidente do alto do trio elétrico.

Diversos sindicalistas se revezam em ponderações. A exemplo do presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso, Cledson Gonçalves,que  acusou a gestão Pedro Taques de estar ‘aliada’  ao agronegócio já que ‘eles financiaram a campanha ao governo do Estado’.

Já o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários de Mato Grosso (Sindispen), João Batista, citou ‘não é porque outros Estados não fizeram a lição de casa que MT não tem que fazer igual e não dar o RGA”, reclamou.

Henrique Lopes do Nascimento, que preside o Sindicato dos Servidores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep), defendeu que na próxima terça-feira, 17, uma paralisação geral.

 O Governo

“Pedimos para que os servidores públicos pensem nas futuras gerações. Não tememos a verdade. E dialogamos com todas as instâncias dos servidores”, afirmou o secretário de Planejamento Marcos Marrafon, nesta manhã.  Ele afirmou que a  folha de pagamento está superior a 50% da receitas correntes líquidas e deve recuar para menos de 49%.  O Governo aponta que  para aplicar o RGA, o que exigiria ao menos R$ 1,2 bilhão a mais do Tesouro do Estado, até dezembro.

PM 

Pelo menos trinta policiais militares acompanham o protesto,que segue pacífico pelos órgãos públicos. O destino da caminhada será o Palácio Paiaguás.

FONTE: http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?noticia=cinco-mil-participam-de-movimento-em-defesa-do-rga-e-sindicato-quer-paralisacao-geral-na-terca-feira&id=419932

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s