História da Policia Militar

Um pouco sobre a Polícia Militar no Brasil
 
 
 
 Fonte: Wikipedia 

São denominadas polícias militares no Brasil as forças de segurança pública das unidades federativas que têm por função primordial a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública nos Estados brasileiros e no Distrito Federal (artigo 144 da Constituição Federal de 1988). Subordinam-se, juntamente com as polícias civis, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios (art. 144 § 6º da Constituição Federal de 1988). São forças auxiliares e reserva do Exército Brasileiro e integram o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social brasileiro. Seus integrantes são denominados militares dos Estados (artigo 42 da CRFB), assim como os membros dos corpos de bombeiros militares. Cada Polícia Militar é comandada por um oficial superior do posto de coronel e é denominado Comandante-Geral.

Já as polícias civis, são forças de segurança pública com estatuto próprio do serviço público civil, dirigidas por delegados de polícia de carreira, as quais incumbe as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, conforme o § 4º, do artigo 144, da mesma Carta constitucional.

Histórico:

As Polícias MILITARES brasileiras têm sua origem nas Forças Policiais criadas durante o período em que o Brasil era Imperio e que foram extintas na chamada Revolução de 64, objetivando estabelecer rígido controle sobre as corporações policiais armadas,o governo militar extinguiu as Guardas Civis e regulamentou as normas fiscalizadoras do Exército sobre as Polícias Militares, inclusive, nomeando oficiais do Exército para comandá-las em todos os Estados. A Corporação mais antiga é a do Estado do Rio de Janeiro, com origens na Guarda Municipal, criada no reinado de D. Pedro I. Guarda Real de Polícia criada em 1809 por Dom João VI, Rei de Portugal. Na época D. João havia transferido sua corte de Lisboa para a cidade do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), em virtude das Guerras Napoleônicas que assolavam na Europa.

A força militar de patrulhamento, genuinamente brasileira e mais antiga, é a do Estado de Minas Gerais, tendo em vista que foi organizada em 1775, de modo regular e, até hoje, ininterrupto, constituída originalmente como Regimento Regular de Cavalaria de Minas, criado na antiga Vila Rica, atual Ouro Preto, pago pelos cofres públicos e responsável pela manutenção da ordem pública ameaçada pela descoberta das riquezas naquele Estado.

Desde a sua criação, as polícias militares encontram-se organizadas em postos (relativos aos oficiais) e graduações (relativas às praças), à semelhança do Exército Brasileiro. Segundo a Constituição Federal de 1988, as polícias militares, por força legal, são forças auxiliares e reservas para a defesa interna do território brasileiro.

DATA DE CRIAÇÃO DAS POLÍCIAS MILITARES

09/06/1775 – PMMG

13/05/1809 – PMDF

13/05/1809 – PMERJ

25/09/1818 – PMPA

17/02/1825 – PMBA

11/06/1825 – PMPE

15/12/1831 – PMESP

03/02/1832 – PMAL

03/02/1832 – PMPB

28/02/1835 – PMSE

06/04/1835 – PMES

05/05/1835 – PMSC

24/05/1835 – PMCE

25/06/1835 – PMPI

05/09/1835 – PMMT

17/06/1836 – PMMA

04/11/1836 – PMRN

04/04/1837 – PMAM

18/11/1837 – BMRS

10/08/1854 – PMPR

28/07/1858 – PMGO

25/05/1916 – PMAC

21/09/1943 – PMAP

11/02/1944 – PMRO

21/11/1944 – PMRR

11/10/1977 – PMMS

01/01/1989 – PMTO

Áreas de Atuação:

Eis algumas modalidades de policiamento exercidas pelas polícias militares:

* motorizado;
* montado (à cavalo, búfalo, etc);
* com cães;
* de trânsito;
* motocicletas;
* rodoviário;
* ferroviário;
* de choque;
* de guarda;
* escolta;
* custódia;
* ambiental;
* aéreo;
* de bicicleta;
* ostensivo a pé
* lacustre,
* marítimo e outros.

Habitantes por Policial Militar:

A análise da Razão entre População Residente e Número de Oficiais da Polícia Militar por Unidade da Federação mostra que, em 2003, a proporção no número de habitantes por policial militar é bastante variada entre as Unidades da Federação. Os Estados de Roraima, do Amapá, do Acre, de Rondônia, do Rio Grande do Norte e do Rio de Janeiro, mais o Distrito Federal, são os locais que apresentam uma menor proporção de população por Policial Militar. Neste sentido, destaca-se o Distrito Federal, onde, para cada policial militar, há 137 habitantes. No caso de São Paulo, Bahia e Rondônia, é importante ressaltar-se que a Polícia Militar deste Estado agrega também os oficiais bombeiros.

No extremo oposto, as Unidades da Federação que aparecem como as que concentram um maior número populacional por policial militar são o Pará, o Maranhão, o Piauí, o Ceará, o Mato Grosso do Sul, o Paraná e o Rio Grande do Sul. O Maranhão é o Estado onde apresenta-se a maior desproporção, sendo 822 habitantes para cada policial militar.

A idéia da Guarda Nacional:

Segundo alguns pesquisadores, sob aspectos de eficiência, eficácia e efetividade, as atuais Polícias Militares poderiam ser repensadas. Poderiam ser agrupadas em uma instituição maior e mais abrangente, dentro da concepção de uma Guarda Nacional, a exemplo das Guardas Nacionais do Chile, Espanha, Alemanha, Portugal, Argentina, Colômbia.

A necessidade residiria no fato de que suas ações são desenvolvidas apenas localmente, ou, no máximo, regionalmente, havendo uma perda do sentido de segurança em caráter nacional, uma vez que os crimes, doravante praticados em uma área, direta ou indiretamente, têm ligações com organizações ou facções de outros estados (em redes intercorrelacionadas nacionalmente, ou até mesmo transnacionalmente).

Havendo somente um “pensar local”, deixa de haver um “pensar nacional”, com conseqüentes perdas informativas e de gerenciamento de missões, apesar da existência do Serviço Nacional de Informações, coordenado pela ABIN.

18 comentários em “História da Policia Militar

  1. Olá, eu gostaria de saber como posso citar algumas informações do aquivo denominado história da polícia militar de forma correta. Qual é o nome do autor? Carlos Roberto do q??? obrigada

  2. esse site é muito show eu estou pra entrar na PMPB so que tem 18 caras na minha frente mais eu estou com muito fé em Deus e a minha vida é ser um policial militar, pois é uma das profissões mais linda do mundo
    protezar é o lema valeu pelo site falou.

  3. estava vendo pela primeira vez seu site e constatei uma injustiça ou quiçá uma grande grosseiria do meu ponto vista. Voce atribiu a PMDF uma data criação inverídica ou mais precisamente absurda. A criação do distrito federal é de 1961 então a criação do DF como ente federativo é recente, pois bem a data de criação da PMDF ser de 1809 a mesma da do Rio de Janeiro é absurdo. Todos nós PPMM sabemos que a PMDF é a mais moderna de todas as coirmãs , razão pela qual exijo sua correção.
    Mesmo pq a figura do ente do Distrito Federal é uma criação da história moderna, então devemos considerar a criação da PMDF como posterior a 1964 mais ou menos, senão for 1970.
    Aguardo sua correção.
    Sds

    1. A DATA DE CRIAÇÃO DA PMDF ESTÁ CORRETA, UMA VEZ QUE ELA É HERDEIRA DAS TRADIÇÕES DA GUARDA REAL DE POLÍCIA, A QUAL FOI CRIADA POR MEIO DE UM ATO DE DOM JOÃO VI. SE VCS OBSERVAREM, APENAS HOUVE A TRANSFERÊNCIA DA PMDF, JUNTO COM A CAPITAL, PARA BRASÍLIA. A DATA, PORTANTO, ESTÁ CORRETA!

  4. sou policial militar a 29 anos, pertenço á gloriosa pm de mato grosso.ao qual eu me orgulho
    queria saber de voces, se existe algum livro,que versa pela bravura de nossa tropa neste /
    maravilhoso estado,que ate trinta anos atras nao existia quase nada de gente. onde nos mais
    antigo,eramos herois anlonimos guarnecendo garimpos ,vilas e fronteira q faz divisa com a
    bolivia.somente com a cara e a coragem,onde muitos tombaram no cumprimento do dever legal
    mais reconheço que nos erámos mais respeitado.hoje muito mudou,mais em compensaçao a crimi
    nalidade aumentou.desejo aque voces me deem essa resposta.um miliciano querendo ver sua historia.

  5. a policia militar deveria trabalha melhor por quer meu irmão só
    morreu por causas de vocês…………
    por quer os quemataram ele deveriam ter cidos prendidos por vocês,
    mas não vicêsnão prenderãm,
    agora ele tá no céu em lugar muito seguro phde ninguem vai jugar ele……………………….

    1. essa peesoa nem sabe oque esta falando… vcs só sabem falar da policia militar, e a policia civil vcs sabem qual é a função dela???
      garanto que não sabem… e ainda ficam acusando a pm por um erro que é de responsabilidade da policia civil.
      pensem mais antes de falar mau de nos…
      falar mau é facil… dificil é fazer oque a gente faz…

  6. A DATA DE CRIAÇÃO DA PM-RO ESTÁ ERRRADA, ESTA RESPEITÁVEL CORPORAÇÃO FOI CRIADA EM 26 DE NOVEMBRO DE 1975. ATÉ ENTÃ QUEM FAZIA O TRABALHO DE POLÍCIA ERA A GT (GUARDA TERRITORIAL), UMA INSTITUIÇÃO CIVIL.

  7. gostei de seus artigos, sou Assistente social da clinica de saude dos Militares estaduais de SC e realizo pesquisas na área.
    Quero lhe parabenizar pelo conteúdos e por reparti-los com todos nós.
    Obrigado.

    Abs

  8. PARTIDO DA SEGURANÇA PÚBLICA E CIDADANIA – PSPC
    PARTIDO DA SEGURANÇA PÚBLICA E CIDADANIA – PSPC
    Caro colega,
    Sou Tenente QOPMA da PMDF,estamos criando o Partido da Segurança Pública e Cidadania (PSPC) já concluímos nosso Estatuto e o Programa do Partido,Estamos formando a Comissão Nacional Provisória e precisamos de vocês para formamos as comissões Estaduais e Municipais .O Partido nasce para lutar em defesa dos Policiais de todo Brasil,precisamos eleger uma Grande bancada no Congresso Nacional , bem como nos Estados , para que os chefes dos Executivos se vejam obrigados a negociar conosco , quando precisarem aprovar qualquer projeto, aí sim nós poderemos dar as cartas.Imagine se o Partido já existisse e se nós elegêssemos um Deputado Federal por Estado (teríamos uma bancada parlamentar de 27 Deputados ) , a força que teríamos seria muito grande, o Presidente da Republica teria que negociar conosco para conseguir aprovar qualquer projeto naquela casa, a nossa tão sonhada PEC 300 JÁ TERIA SIDO VOTADA E APROVADA . Nós da PMDF melhoramos muito o nosso salário , porque ao longo anos porque elegemos vários parlamentares e com isso pudemos exigir dos Governantes melhorias para nossa Corporação e conseguimos. Nós da Segurança Pública somos a maior força política do País e vamos nos unir para levar as melhorias conseguidas pela PMDF para todas corporações, sem distinção de instituição ou Estado. Precisamos montar as comissões nos Estados e Municípios, precisamos filiar nossos parentes, precisamos de 500 mil assinaturas de apoio em todo País, (qualquer pessoa pode assinar seu apoio,inclusive Militares), agora para filiação , militares não podem, mas os parentes sim. Ajude-nos meu Amigo (a),passando esta msg para quantas pessoas vc puder, estou a sua disposição para que possamos fortalecer esse movimento, meu fone em Brasília (61) 8403 8799, na próxima semana o site do partido ( http://www.pspc.com.br ) entrará no ar com modelos do Estatuto e Programa do Partido. Vamos apresentar aos Brasileiros o mais eficiente e audacioso Projeto de ¨Segurança Pública¨ jamais visto no País, que terá como base ¨A EDUCAÇÃO ¨
    ¨ VAMOS LUTAR PELA VALORIZAÇÃO E O RESPEITO AO POLICIAL¨
    ¨ POLICIAL TEM QUE RECEBER SALÁRIO DIGNO ¨
    ¨ SEGURANÇA É QUALIDADE DE VIDA¨
    ¨JUNTOS SEREMOS FORTES¨
    TEN FARIAS
    (Assim que receber essa mensagem de o retorno pelo fone (61) 8403 8799 ou pelo email,Edivaldo-farias@hotmail.com. Essa é nossa oportunidade de vencermos , conto com vocês para montarmos nossos diretórios aí no seu Estado)

Deixe um comentário