Lei de Formação da PM SP, vale a pena conferir e repassar.

O Governador de São Paulo, José Serra, sancionou a lei que estabelece o Sistema de Ensino da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Aproveitando permissão contida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, art. 83), a nova lei estabelece equivalências entre os cursos da Corporação e o ensino regular.
Assim sendo, todos os cursos de formação da PM paulista passam a ter equivalência com o ensino superior.
O curso de Soldado PM equivale aos Cursos Seqüeciais e àqueles que o concluem com aproveitamento será atribuída a especialidade superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública.
Aos que concluírem com aproveitamento o Curso de Sargentos será atribuída a especialidade superior de Tecnólogo de Polícia Ostensiva e de Preservação da Ordem Pública.
Aos oficiais formados pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco será atribuída a graduação de Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública.
Em nível de pós-graduação, o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO), destinado aos Capitães de Polícia, dará aos que o concluírem, o título de Mestre em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública.
Finalmente, os oficiais superiores que concluírem o Curso Superior de Polícia (CSP) receberão o título de Doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública.
Todos os outros cursos também tiveram suas classificações colocadas em equivalência com o ensino regular.
Vale a pena dar uma olhada na Lei, anexada a esse documento. Aos estados da Federação que ainda não têm norma semelhante, fica a sugestão para que estudem uma forma de aprresentá-la às respectivas casas legislativas. Trata-se de uma importante conquista para toda a Polícia Militar do Estado de São Paulo.

About these ads

101 pensamentos sobre “Lei de Formação da PM SP, vale a pena conferir e repassar.

  1. ESTOU CURSANDO A ESCOLA DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE PRAÇAS DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO.ESTAMOS NA DÚVIDA SOBRE O NÍVEL SUPERIOR EM SEGURANÇA PÚBLICA DO NOSSO CURSO, SE TERÁ VALIDADE PARA TODOS OS FINS,SE SERÁ OBRIGATÓRIO UM COMPLEMENTO PARA SER RECONHECIDO.DEVIDO TER SIDO CRIADO POR LEI, ASSINADO PELO ENTÃO GOVERNADOR JOSÉ SERRA,PARA SUA VALIDADE TERÁ QUE SER HOMOLOGADO PELO MEC?.
    OBRIGADO PELA ATENÇÃO.

    • boa noite amigo, também estou cursando o curso de aperfeiçoamento, porem o curso de tecnologo de segurança publica, ele é valido sim como nivel superior, servindo ate para concurso da policia federal e rodoviario federal, os diplomas serão imitidos conforme a diretoria de ensino da policia, primeiro vem os coroneis e assim por diante ate os cb e soldados que serão os primeiros a receberem apartir de 2006 para ká…, os de 2005, 20004 em diante ou seja para tras so terão direito se tiverem o certificado do segundo grau completo, porque antes para entrar na pm so pediam a oitava serie ou a quinta serie conforme re.. porem quem nao tiver o segundo grau completo que tratem te concluir se não , não teraõ direito.

      • COMPLEMENTO AINDA; se no caso referente a concurso se o policial não estiver com o diploma na mão, o mesmo devera entrar com mandado de segurança e quando estiver com o diploma é so apresentar para os devidos fins.

  2. precisa complementar ou ja é considerado pelo MEC curso SUPERIO PARA AMBOS, visto este ser Graduado como Subten PM e Esposa como Sd PM, desde de já agradeço pela belissima informação.

  3. Tenho uma dúvida. Fiz o EAP esse mês e um MAjor comentou sobre essa lei, e disse que todos os integrantes da polícia militar equivalem a ter curso superior, do Sd ao Cel. Então se eu quiser prestar um concurso, como por exemplo para Polícia federal que exige curso superior eu posso?
    Obrigado.

    • Fica esperando Eduardo Henrique, fica esperando deitado viu!
      Aliás, o que o Alexandre Jorge falou, é a coisa mais certa, se vale para eles tem que valer para todos e vice-versa.
      Boa sorte!

    • Resposta do Mec. Sobre o certificado PM/SP.

      Prezado(a) Sr(a) Ozéias Umbelino Pinheiro, O protocolo de n° 9607606, foi finalizado em 6/9/2012, às 10:22 pela área responsável. Solução: Em resposta à demanda enviada por meio do fluxo “fale conosco”, informamos que pelo art. 83, da Lei 9394 20/12/96 (LDB), o ensino militar é regulado em Lei específica admitida a equivalência de estudos, de acordo com as normas fixadas pelos sistemas de ensino. Pelo parecer do Conselho Nacional de Educação nº 1295/2001, há uma confirmação de que o aproveitamento de estudos nas diferentes ciências realizados no sistema militar ou no sistema civil poderá ser efetivado sempre que do interesse de ambos e respeitadas à legislação e normas específicas de cada sistema. Pela portaria interministerial MEC/MD nº 3.672 de 12/11/2004 informa que os cursos superiores do ensino militar, ministrados no âmbito federal, serão declarados equivalentes aos cursos superiores de graduação do Sistema Federal de Ensino de que trata o art. 16 da Lei nº9394 de 1996, desde que observadas as diretrizes curriculares estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação para cada curso. No parágrafo 3º relata que a equivalência do curso superior militar deverá ser solicitada diretamente à SESU (Secretaria de Educação Superior do MEC) pela organização militar interessada. Entretanto, pelo parecer nº 82/, de 03/03/2011 informa que as escolas militares mantidas pelos poderes públicos estaduais passarão a ter a equivalência de estudos de seus alunos disciplinada pelo sistema estadual de ensino a que pertençam. Sendo assim, sugerimos que entre em contato com o conselho estadual de São Paulo para informações detalhadas. Ressaltamos que para concursos públicos o decreto N°.6944/2009 no art. n°.10 delega competência ao Ministro de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão para autorizar a realização de concursos públicos nos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional e decidir sobre o provimento de cargos e empregos públicos, bem como expedir os atos complementares necessários para este fim. Portanto no ato da inscrição o edital fornece as regras dando ciência ao candidato do que esta sendo acordado. O edital é soberano e na esfera administrativa não tem como interpor recurso. Para maiores informações entre em contato: http://www.ouvidoriadoservidor.gov.br.Sendo assim, para que o portador de diploma de nível superior possa concorrer a uma vaga em concurso público, deve observar que a designação da qualificação do servidor é de autonomia do contratante, portanto, o fator determinante é o teor do edital de cada concurso, no qual estarão discriminados os títulos exigidos. Anexo(s): • DECRETO_N_54.911.09_-_REG._DA_LEI_DE_ENSINO_SP_PM_SP.pdf Para mais detalhes, favor entrar em contato com a Central de Atendimento do Ministério da Educação – Fala, Brasil! pelo telefone 0800616161. Esta foi a resposta que tive do MEC.
      19 de dezembro de 2012 10:22

  4. Eu só quero saber se o MEC realmente reconhece estes cursos como superiores. E quem tem curso superior em instituição reconhecida pelo MEC terá reconhecimento nos cursos da PMESP.
    Tudo isso porque quem se forma na APMBB, pode se matricular em curso superior por exemplo de Direito ou Administração de Empresas e faz bem menos que a metade do curso porque elimina várias disciplinas, sendo ao contrário um praça que seja formado numa dessas cadeiras e passa para fazer a APMBB, qual será o aproveitamento, deveria ter o mesmo benefício dos formados nela com eliminação de disciplinas e fazer o curso para oficiais em menor tempo. Se isso for impossível, então deverão fazer o curso que tanto procuram que é o Direito e fazê-lo completo, sem qualquer benefícios. Por quê somente para eles?

    ABRAÇÃO de ALEXANDRE JORGE.
    ABRAÇÃO de ALEXANDRE JORGE.

      • É CARO COLEGA ROGER!
        ESTOU INDO ESTUDAR MAS LEIA ISTO:

        “Aquilo que é equitativo é justo, e superior até, de certo modo geral ao justo; não ao justo em si, mas ao justo que, em razão de sua generalidade, comporta o erro. A natureza própria da equidade consiste em corrigir a lei, na medida em que esta se mostra insuficiente, em razão de seu caráter geral. Eis a razão pela qual nem tudo está compreendido na lei”
        (Ética a Nicômaco (p. 147) por Aristóteles)

        DEVE SER TUDO PARA TODOS OU NADA PARA TODOS.
        ESTOU INDO EM BUSCA DO QUE É JUSTO.

        ABRAÇÃO DE ALEXANDRE JORGE.

    • Owwwww soldado!!

      academia equivale a nivel superior pq eh quatro anos, eh reconhecido pelo mec, por isso podemos participar de concursos nivel superior. Se vc quer prestar concurso nivel superior, é só cursar uma faculdade, não ficar fazendo criticas ignorantes.

    • SR. LEI COMPLEMENTAR…..não é faculdade pública que deve passar por avaliação pra ser reconhecida…é LEI!!
      Com certeza tem reconhecimento, pois a lei assim declara equivalente…Entendido?

  5. sou policial militar do estado de são paulo e gostaria de saber se o curso de soldado que concluir é valido como ensino superior para prestar concurso que a escolaridade exigida seja nivel superior e qual a lei que estou enbasado e como que eu faço para verificar no mec

  6. OLA PESSOAL ESTOU QUENRENDO PRESTAR O CONCURSO ESTE ANO….E QUERIA SABER C ALGUEM TEM OU SABE DE ALGUEM QUE TENHA A APOSTILA DO CONCURSO DO ANO PASSADO….C ALGUEM TIVER POR FAVOR MI AVISE OU MANDE EM MEU E-MAIL….DESDE DE JA AGRADECO….

    • o salario é bom para oficial
      praça teve 60 reais de aumento
      oficiais tiveram 600 reais de aumento para mais,
      NAO VOTE EM PSDB senao estaras ferrado tambem

  7. Isso é uma verdadeira palhaçada, pois curso profissionalizante de PM não poderia “nunca” ser considerado curso superior ou equivalente aos cursos superiores para a vida civil, e sim superior somente para a vida militar !!! Esse Brasil é uma verdadeira palhaçada !!! A culpa é do MEC !!!

    • Palhaçada é manisfetar-se sobre um assunto que pelo visto você não tem o mínimo conhecimento, procure pesquisá-lo junto ao MEC em relação aos cursos militares (tanto da FAAA quanto das PPMM)

    • Mais vc é muito burro mesmo cara!! vai se informar sobre a carga horaria e quantidade de matéria que tem no curso de formação de SD da PMSP! Vai ler um pouquinho “servidor publico civil”!!!

    • Mais que isso, o que vc aprendeu na sua carreira civil?
      Não sabe e nem tem ideia da grade curricular da PMSP! é todos os dias de segunda a sexta feira das 8 as 17, sem direito a barzinho na sexta cheira e preguicinha na segunda!! Afinal de contas de quem é a palhaçada no ensino?

  8. Já que estão querendo que esse curso seja “superior” ele tem que ser para todos e não só para PM.
    Verdadeira piada tudo isso ai. Não tem nem o número de horas-aula descrito na Lei e também não é reconhecido pelo MEC.
    Os PMs Paulistas vão ter canudinhos para usarem de todas as formas possíveis, menos como curso superior.
    Coisa de Governador candidato a Presidente, o pior é que tem gente que acredita. A próxima piadinha deve ser para a Polícia Civil Paulista, espere e verá.
    E o salário OH!
    hehehehehehehehehehehe!

    • E qual sera o seu canudinho heim??? Presta atenção a policia militar de São Paulo tem mais gabarito que muita faculdade ai!! pois sua gama de direito deixa muita faculdade de mesma materia no chão!!! O estudo é integral das 08:00 da manhã as 18:00 !!! e outra de segunda a sexta e sabado também, não é como as faculdades que na segunda ninguem quer fazer nada por que é segunda e na sexta é balada então sobrou 3 dias e muito mal distribuidos por que duvido que tirem 15 horas por semana!!! até que enfim o reconhecimento!!

    • Não entendi, como assim prá todos , é prá entregar um diploma de curso superior junto com a certidão de nascimento?
      Eu acho absurdo é exigir em concurso, conhecimento específico da função que deveria ser apreendido em curso depois de aprovado em concurso.

    • Seu idiota é em tempo integral o curso, 13 meses de segunda a sexta sem direito as baladinhas de sexta e preguiça da segunda inicio com a alvorada as 06:00 hs da manhã até as 18:00 hs aproximadamente!! é mole o quer mais!! então vem estudar a PM SP da um banho em relação a carga horária de direito em qualquer Faculdade!!!

      • Boa noite dinho,fui aprovado no concurso da PMSP provavelmente tomarei posse em dezembro, por acaso vc tem as materias do curso de formação para me fornecer para que eu já possa começar a estudar ! se positivo me mande por email moliveira73@hotmail.com

    • O seu Bizonho, quem disse que é ó pra PM? O nogento do civil se quser tbm pode entrar é só prestar o concurso da PM. Civil ignorante.

  9. OLÁ PESSOAL !!
    VAMOS DEIXAR AS COISA ACONTECEREM E PARAR DE FICAR RECLAMANDO DESTA MARAVILHOSA INSTITUIÇÃO QUE É A POLÍCIA MILITAR!!

    NUNCA QUE NÓS ESTARÍAMOS GANHANDO O QUE GANHAMOS AÍ FORA COM O SEGUNDO GRAU , MAS A PM NOS PROPORCIONA ISSO .

    INFELISMENTE SEMPRE TEM UM QUE RECLAMA !!
    ACHO QUE NA VERDADE , A PM ESTANDO BOA OU RUIM TEM GENTE QUE É PREGUIÇOSA E NÃO GOSTA DE TRABALHAR ,, ESSA QUE É A VERDADE!!

    OBRIGADO!!

  10. Trabalhar é uma coisa, ser maçaneta, capachão e pelego de OF é outra. Não só tem gente que é maçaneta, mas tem maçaneta que acha que trabalha.
    E tudo isso por causa da eleição para presidente.
    Pode? Aff!

  11. É, infeliZmente alguns tem o miserithi que merecem, principalmente os que escrevem infeliSmente com “S”.
    Aquele deve ser um infeliZ, com curso “superior” em Inseguraça Pública mesmo.
    Obrigado eu!

  12. Sou Policial Militar e na minha opinião esse negocio de curso superior é mais uma do PSDB pra desviar a atenção da gente…isso não tem valor algum na prática, pois não melhora em nada o plano de carreira das praças…Só pra se ter um idéia nem no orçamento de 2010 foi colocado o “ALE” com nivel da capital, como foi prometido…e tem gente que ainda puxa o saco de OF.

    • melhora sim, agora soldado podera prestar para o OFICIAL com 15 anos de serviço no quadro auxiliar isso e valorização, so assim para aumentar salario pq o psdb detesta pm ,
      deu aumento de 60 reais para praças e 600 reais para oficiais.

  13. gostaria de saber se os nossos cursos de formação da policia militar sera reconhecido pelo mec e se valera para prestarmos concursos publicos que exigem curso superior,aguardo resposta e muito obrigado pela atenção.

  14. Sem entrar em discussões filosóficas sobre quem puxa saco de quem… maçanetas, tijolos, baba-ovo, bilão, dedo mole, recruta, oficial lixo, oficial irmão, etc… esse tipo de gente tem em qualquer empresa (pequena, média ou grande), Sei disso porque já passei por algumas antes de entrar na Meganha, mas o importante é que depois de um longo período a coisa tá se movimentando, pelo que sei (a informação veio de pirituba) já tem o reconhecimento do MEC publicado em diário oficial, e a emissão dos diplomas ficará a cargo da D.E.I . somente após determinação do comando geral, esses dois juntos é que irão analisar e considerar a meneira de emitir os diplomas assinados e reconhecidos pelo MEC. o resto é perfumaria… Ah! a propósito, caso vcs não tenham notado, nosso “querido” pres. Lula, fez de tudo pra trazer a Olimpíada pro Brasil, e no pacote vem uma série e exigências e “verbas” internacionais, sobre tudo e pra tudo(saneamento básico, saúde, economia, segurança pública, etc…), e tem mais a Reserva do Pré-Sal, (que o PSDB quer tanto privatizar, arremessará o Brasil para a 3ª economia mundial, (eu sei, eu sei, não passamos nem na sombra da estrutura necessária para isso), e o que esses fatores tem a ver com a gente… puliça, “regasso”, Bilão, matadô de mala??? Com a adequação aos padrões internacionais, o salário, o armamento (o tal de taser inclusive, viu?) quantidade de efetivo, batalhões e viaturas, índices e números sobre a violência deverão ser adequados à toda essa situação internacional… quer a gente goste ou não goste… isso vai acontecer… pque significa mais verba na mão dessa rataiada toda! entendeu agora?!… vai melhorar sim, mas não por consideração a nós que varamos a noite acordado dentro de uma viatura, no frio, chuva, calor de matá, ouvindo uma pá de groselha de bêbado que bate em mulher… de nóia que é pego em flagrante mas nunca sabe de nada… de ladrão de carro que (bom esse num dá nem tempo de dizê nada né?!)… a gente faz de tudo pra proteger os que não tem condições de se defender e a mais alguns que não merecem nem nossa atenção, mas que estão aí também, e que se escondem no meio da multidão… e que de vez em quando atiram pedra na gente… só pra desviar a atenção do que eles estão fazendo de ilícito… mas dane-se… vou fazer a minha parte… vou patrulhar, vou prender… e se o mala atirar em mim, vai ser daquela maneira que todo mundo sabe… e todos eles vão se acertar com Deus quando chegar a hora… no mais desejo a todos que tenham fé… em Deus que nunca nos abandona (e pra quem não sabe dá uma lidinha rápida em romanos cap.13, fala da gente lá, viu?!)… e fé no futuro, que só a Deus pertence… um abraço do Cabo véio da força… fiquem com Deus e bom patrulhamento…

    • gostei muito do seu comentário, muito bom! se tivesse militares assim nas forças armadas, seria muito bom mesmo parabénssss.. do cabo da MB jackson….

    • Toda palavra que vem de um servo de Deus, só serve para nos fortificar, em 28 anos de PMESP, poucas vezes ouvi ou li um testo deste. Valeu Cb Véio, vc escreveu, palavras simples e certeiras que tocou no coração.
      ass; J. Carlos ( Of. PM Ref ).

  15. Tem uns camarada que fica ai criticando os PM kkkkkk, isso é merito nosso, nós somos sisplesmente os MELHORES, e quem é PM de verdade sabe que eu estou falando, tem por ai uma pá de nóia que tem vontade de entrar na FORÇA, e falando o palavriado vulgar que nós opercionas estamos acostumados ouvir nas ruas, não tem cú pra passar no concurso de SOLDADO, enchem lotações para ir fazer a prova e voltam a grande maioria com o rabo enfiado no meio das pernas porque não tiveram competencia para passar no concurso kkkkkkk BANDO DE BURRO… E vai ai outro recado para os PM masc se vc não gosta da PM e fica nela vc é um bosta, nóia, bandido fardado, tudo menos PM, agora ja as PM fem, se vc ta na PM e fica sempre criticando, volta a lavar banheiro, fazer ponto na Augusta, ser cozinheira de cativeiro de sequestro que faz aquelas gororobas horriveis que vcs costumam fazer, bando de LIXO… Aqui deve ser um lugar de gente satisfeita, se vc não esta satisfeito: VAI SE FUDE LONGE DAQUI “FILHADAPUTA”…

  16. Pessoal, acordem, o DF federal o sd ganhar 5.800 reais, esse negocio de nivel superior, esquece, procurem estudar e fazer uma faculdade, use a faculdadade que concluir para cursar depois um objetivo, corra para outros concursos, pois eu ja estou fazendo isso, não existe só a policia militar, existe outras instituições que valorizem o ser humano, minhas atribuições na policia militar sp, cresceram e estou atolado de serviços, desde de telematica, administrativo e operacional, eu dou muito lucro ao estado atraves das multas, meu salário ja esta pago até 2.070, e não sou valorizado em nada, só vejo oficias sendo promovido nas costas de policiais valentes, que estão comprometido com o trabalho, e voce são valentes, corram para outros concursos, não esperem melhorar pois nosso salario não esta baseado em lei, estudem pensem na familia de voces, de o melhor de voce para eles, estude e ande de cabeça erguida,

    um abraço a todos os irmão de armas, fiquem com Deus

    • Acorda voce meu, qualquer coisa prá valorizar é ótimo. nem todo mundo é jovem o suficiênte prá começar tudo de novo e está na PM para seguir uma carreira é como uma mulhar que apanha do marido mas não separa.

  17. Boa tarde, gostaria de saber se policiais militares inativos fazem jus.
    por fineza esclarecer este signatario a equivalencia de graduação de Sd até SubtenPM.
    Como proceder para requerer o beneficio

  18. tem um bisú rolando que esse paop de o governador ter aprovado a toque de caixa, a mudança de policia militar para força publica, tem a ver com a PEC 300, dizem que em aprovando a pec ele vai alegar que não somos plociais militares e vai se recusar a pagar o salario imposto pela nova norma constitucional. é um casa a se pensar.

  19. isto é uma ilusão, TODO MUNDO SABE NÃO EXISTE CURSO TÉCNICO COMO SUPERIOR, MAS EXISTE TECNOLOGO QUE PARA SE FORMA SÃO TRÊS ANOS, SOLDADO SERIA TÉCNICO, E TECNICO PELO MEC NÃO É NIVEL SUPERIOR, ENTÃO OS MILITARES SOLDADOS, VOCES ESTÃO SENDO ENGANADOS, OUTRA A DENOMINAÇÃO FORÇA PUBLICA É UM MEIO DA PEC NÃO ATINGIR OS MILITARES DE SÃO PAULO, POIS NA CONSTITUIÇÃO NÃO EXISTE A DENOMINAÇÃO FORÇA PUBLICA, E SIM O TERMO MILITAR QUE SERVER DE BASE PARA O AUMENTO DE SALARIO, VOCE PAREM PELO AMOR DE DEUS DE SONHAR, COMO EU OUÇO DE ANTIGÃO, SEMPRE OUVI QUE IA MUDAR ESTA ATÉ HOJE, UTOD IGUAL, E SÓ PIORA

  20. sao paulo como sempre chega atrasado,bem ja sabe que pmmg,pmdf e pm de goias ja pede a exigencia de nivel superior p seus pm e bm e lei que ira exigir nivel superior p praças e oficiais ja existi,porem em sp ainda e obrigatorio o ensino medio ate guando,este estado vai ficar no atraso.

    • Meu entenda a PM SP dá o curso superior pro cara depois dele entrar. E lá eles pedem o curso antes en termos de oportunidade é muito melhor e formação também afinal o cara estuda prá sei lá ser contador e depois vai ser polícia.

  21. preciso saber onde consigo na adm pm o diploma ou certificado de conclusão so curso de sd pm sp , tendo em vista eu ser demitido por esta adm pm em 07012011 e estar no momento procurando oportunidade de emprego!!!

  22. dizem que vale para curso concluido a partir de 1996

    Nível Superior
    De acordo com o decreto nº 54.911, de 14 de outubro de 2009, de reconhecimento da Lei Complementar Estadual 1.036/2008, todos os cursos da Polícia Militar do Estado de São Paulo são de nível superior. A lei é específica para a PM, dadas as peculiaridades da profissão, de acordo com a Lei de Diretrizes de Base da Educação Nacional (LDB).

    Com o reconhecimento, o Centro de Formação de Soldados “Cel PM Eduardo Assumpção” passou a se chamar Escola Superior de Soldados “Cel PM Eduardo Assumpção”, e o Curso de Formação de Soldados PM teve a denominação alterada para Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública.

  23. OLA,BOA NOITE,ALGUEM SABE ME DIZER A PARTIR DE QUE ANO O MEC PASSOU A RECONHECER COMO NIVEL SUPERIOR,POIS HA UMA DUVIDA POR AQUI ENTRE 1996 EM DIANTE;OU APOS TER MUDADO O TEMPO DO CURSO DE OITO MESES PARA QUATORZE MESES,QUE SERIA EM 1999 ? OBRIGADO…JR

    • Boa tarde, pesquisei bastante e o cfspm é sim reconhecido como nivel superior pelo mec, porem é considerado como cursos sequenciais, sendo assim para prestar concurso publico deve-se prestar atenção se é exigido apenas nivel superior ou nivel superior de graduação, nesta segunda situação (superior de graduação) o nosso curso realmente não vale de nada.
      Pesquise no portal do mec informações sobre cursos sequenciais.
      Espero ter ajudado.

  24. Eu dei uma boa pesquisada e é exatamente aquilo q o nosso amigo de farda Leandro citou: preste atenção se o concurso que vc quer prestar o exige-se nível superior ou nível superior de graduação. Os inativos só farão jus ao diploma se tiverem ingressado na PM após 1996.

  25. diploma nao paga divida o que enteressa é salario digno igual a brasilia e a pec 300 passar o resto é perder tempo quantos formados dotores desempregados acorda gente

  26. eu num sei so sei que foi assim.
    essa merda so serve pra inche linguiçao.enquanto vc se mata pra passar num concurso que vc acha que vai ser grande coisa ai vc nem e reconhecido pela propria instituiçao.

  27. Na certa o que vou dizer aqui não tenha nada a ver com o mérito da conversa, mas tenho certeza que tem gente, PM ou não, que vai gostar de ouvir. Fui da gloriosa de 87 a 95; ganhei PMzito de 1º grau por fazer um parto dentro da viatura; tive apenas 2 punições por andar sem cobertura (para os dasavisados, cobertura=boné) isso em 08 anos de corporação. Num belo dia, estando de serviço, fardadão e tal, dei um pau num estuprador de criança, detalhe: a criança estuprada veio a morrer dois dias depois face as agressões sofridas pelo estuprador. Mas continuando, 03 meses depois fui DEMITIDO por incompatibilidade como o serviço (???)

    Karaio!!! Depois de 08 anos de meganha, prendi um monte de traficante, troquei tiro cum vagabundo, assaltante de banco, aguentei pingaiada, morei numa cidade e trabalhei noutra, viajando mais por mais de 05 anos e ainda atendendo ocorrência dentro do ônibus. Acabava de chegar em casa, cansado, fudido, e ainda tinha que trabalhar fazendo escala-extra em campo de futebol, rodeio e os carai a quatro…Então….isso tudo porque eu fui incompatível com a função.

    Quer mais: a mesma sociedade que aplaudiu o pau que o estuprador levou do puliça, 18 anos anos depois, eu disse, 18 anos. Me condenou por 06 anos no regime semi-aberto.

    Como se não bastasse, a PM que me demitiu 18 anos atrás, não teve nem a pachorra de me deixar cumprir a senteça no Romão Gomes, e olha que a lei dá esse direito, desde que o ex-PM tenha sido sentenciado estando de serviço – que é o meu caso. Conclusão: Tive que cumprir minha cadeia no sistema que vcs conhecem, é isso ai!! Cordeirinho no meio de lobos, por Deus tudo correu bem, a SAP(secretaria de adm penitenciária) compreendeu minha situaçaõ e me deixou num CR (centro de ressocialização), fiz até amigos lá. Se dependesse da PM eu tava morto.

    Hoje estou numa empresa há 12 anos como gerente operacional, empresa esta que me readmitiu depois que cupri minha sentença.

    Ufa!!!me empolguei, mas é isso ai. Quem vai me criticar é soldadinho aquartelado que até esqueceu como se empunha uma arma, agora os maique que sabe o que é corrê atrá di vagabundo sabe que eu ainda tinha que está lá, junto com eles.

    Mas quer saber de uma coisa: eu tô muito bem agora, quem não quer a PM hoje sou eu, eu que estou demitindo ela. Mas sempre defendo os papa maique (PM) de verdade, os cara que tem “sangue no zóio”.

    É isso ai, valeu!!! Abraço a todos, essa é um pouco de minha história.

    Sidney

  28. porque ficarmos falando de uma lei que da curso superior dentro da policia militar. sendo que tem outras coisas mais importantes a serem pensadas como por exemplo essa lei que retira do seu orçamento quase mil reais se vc se afastar por qulquer motivo, eu estou afastado do meu serviço por ter arrancado em um acidente domestico tres dedos do pe esquerdo e na hora que mais vc precisa da policia militar ela te abandona e vcs ficam falando de curso superior pensem bem nas proximas eleições temos que mudar e parar de acreditar em td que o nosso cmt geral fala.

  29. estamos acostumados a aceitar migalhas do governo e isso tem que acabar,enquanto ficarmos acreditando em papai noel entao temos que sofrer mesmo. a policia militar e dos oficiais superiores eles fazem o que querem e ninguem fala nada essa regra de desconto salarial para aqueles que estão afastados por terem sofrido um acidente grave isso e um absurdo pois na hora que eles mais precisam a policia vira as costas e eles ficam dependedo de doações a casos e casos nem tds estão afastados porque querem o governo so pensa em si mesmo e a gente acha normal isso estamos acostumados em serem bonecos de oficiais e governo, isso tem que acabar e so a gente mesmo podemos dar um basta nisso

  30. agradeço a tds sou policial a quase 20 anos e ate agora não consigo entender o que estão tentando fazer com uma corporaçao tão grande que e essa policia militar temos e que mudar os governantes e mostrar que temos força para isso

  31. SOU MULHER, MÃE DE 2 RAPAZES MAIORES.
    E HOJE EU POSSO DEDICAR 24h DO MEU DIA PARA SERVIR AO
    MEU PAÍS COMO POLICIAL FEDERAL. POSSO ME LOCOMOVER PARA ONDE FOR NECESSÁRIO E FICAR O TEMPO QUE FOR PRECISO.
    TENHO 58 ANOS, MAS AINDA ME SOBRAM 17 ANOS ATÉ ATINGIR O TEMPO DA APOSENTADORIA COMPULSÓRIA:75 ANOS!
    ENTRAREI PARA A PF, FAREI PARTE DA CORPORAÇÃO QUE MAIS ADMIRO NESSE MUNDO! ALÉM DE PRESTAR RELEVANTES SERVIÇOS AO MEU PAÍS E MINHA GENTE! TENHO O CURSO DE DIREITO E EXERÇO A PROFISSÃO HÁ 20 ANOS, MAS SEMPRE SONHEI EM SER AGENTE POLICIAL. ANTES ESTIVE OCUPADA CRIANDO E EDUCANDO MEUS FILHOS, E HJ ESTOU LIBERADA PARA SER QUEM QUERO SER!!! QUE DEUS ME AJUDE!!!

  32. no meu caso que fiz o CAS em 2007 e já aposentei a 3anos tenho algum benefício ou seja posso considerar como curso superior

  33. Entrei na corporação em 1984, se não me engano um SD Pm , não ganhava mais que 02(dois) salários, entrei por que gostava,digo, gosto muito.
    Tenho algumas magoas, porém, varias alegrias e vantagens obtive, por ser um Policial. Nos anos em que servir graças ao bom Deus, eu nunca precisei acordar numa segunda feira e ir até a banca de jornal para comprar um jornal em busca de emprego, motivo pelo qual sempre dei valor ao meu; cumprindo meus horários e somente o que manda o regulamento, sim senhor e não senhor e bumbo no pé direito. Para ser um bom profissional basta isto, e não tentar ser herói ou o melhor, e quando não dar certo cupa a gloriosa. Quem reclama da Policia não conhece o mundo ai fora, não fique pensando que é tudo maravilha, são poucos que ganham muito, porém, são qualificados. Quando vc achar que não esta bem em uma unidade peça a Deus que te transfira para outra e assim vai levando, eu tenho certeza que Deus vai te abençoar. Amém, ha entrei como aluno Sd PM e sai como 2º Ten PM, e não tinha nem o 1º Garu, por este motivo eu tenho certeza que vc tem capacidade para ser muito mais. Siga meus concelhos, pare de mor-murar e ouvir conselho de impios . Jesus te ama Soldado.

  34. Boa tarde, por favor poderiam me informar qual é o numero da portaria do mec que autoriza o curso de nivel superior de formação de soldado da policia militar. obrigado

  35. gostaria de saber se esse diploma do curso superior de soldado, vem algum parecer do mec, um carimbo ou algo do tipo; estou na segunda fase de investipol, e liguei na acadepol, pessoal informou que aceitam o diploma se tiver carimbo do mec. meu diploma está em processo de emissão na essd, porém, não sei se vem este carimbo, eu acho que não vem, será que vou perder o concurso, só por causa de um carimbo???

    • Olá, Bom vamos por parte.
      1º O curso superior de soldado é regulamentado na Lei Complementar nº 1036, de 11 de janeiro de 2008 de São Paulo em conjunto com a LEI FEDERAL Nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996 e DECRETO ESTADUAL Nº 54.911, DE 14 DE OUTUBRO DE 2009.

      2º Não compete ao MEC fiscalizar ou avaliar, tendo em vista que é ensino Militar, conforme Art. 83 da LEI FEDERAL Nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996.(Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional).

      3º Não pede carimbo do MEC no edital.
      IV – DAS CONDIÇÕES DE PROVIMENTO.
      1.10 ser portador de diploma de graduação de nível superior expedido por
      instituição de ensino superior, pública ou privada, devidamente reconhecido e
      registrado.
      Em nenhum momento pede caribo do MEC.

      Eu fiz esse concurso, infelizmente não passei pois não fiz o mínimo nas matérias.

      Na moral mandado de segurança se recusarem!

      Espero ter ajudado!
      Tenho as leis referidas em pdf, caso queira para consultar é só mandar um e-mail.

      Carlos Oliveira.

      • mas nosso diploma não é graduação como o amigo mais acima disse antes…..estão pedindo graduação e o nosso é apenas sequencial…..to na duvida quanto a isso…….pois li em um artigo que GRADUAÇÃO é o mesmo q ENSINO SUPERIOR…..

    • Bom Dia Bruno, tenho interesse em prestar concurso para Investigador também, sou Ex PM e gostaria de saber se a Acadepol aceitou o diploma?
      Obrigado

  36. se o candidato, fazer a escola de soldado, e depois de 6 meses, do termino da escola, o mesmo pedir exoneração da pm, o curso ainda continua sendo válido?….tks

  37. Boa noite amigo sou pm de sp a 20 anos e gostaria de saber se será necessário ter o curso de apostilamento para essa promoção a cb que o governador quer acelerar. Acho mais que justo pois essa profissão é muito sofrida e é realmente só para quem gosta
    Muito obrigado

  38. sou ex pm tenho ensino primario! sai da pm em 91 e abri um mercadinho, hoje comprei a rede peralta de mercados no litoral paulista, não tenho nivel superior tem capitao da pm que faz bico para mim!

    • Todos ex- policiais militares tem direito de fazer o apostilado, mas como para obter nível superior é preciso ter o 2º grau completo para receber o diploma da PM de nível superior como de qualquer faculdade. No momento q você faz a prova, tem que levar o Histórico escolar do 2º grau autenticado. Fiz a minha prova, de 50 questões, acertei 47. Já publicaram, estou aguardando a emissão do Diploma.

  39. Tudo é muito confuso, vejam:

    http://www.pm.df.gov.br/site/index.php/noticias/noticias-institucionais-2/978-mec-credencia-instituto-superior-de-ciencias-policiais-da-pmdf

    Última atualização em 20-08-13 10:11
    Publicado em 19-08-13 18:49

    MEC credencia Instituto Superior de Ciências Policiais da PMDF

    A Polícia Militar do Distrito Federal é a primeira força policial a ter uma instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação. Após dois anos e meio de um rigoroso processo de avaliação, o Instituto Superior de Ciências Policiais, ISCP, foi credenciado pelo MEC no último dia 09 de agosto. Com isso, o Distrito Federal passa a ter três instituições públicas de ensino superior: Universidade de Brasília, Escola Superior de Ciências da Saúde e o ISCP.

    Em junho deste ano, o Conselho Nacional de Educação já havia avaliado, com nota máxima, a instituição policial.

    Com a missão de promover com excelência as atividades educacionais de preparação de policiais militares, fundamentadas nos eixos técnicos e legais do ensino policial, na ciência pedagógica e nos Direitos Humanos, o ISCP nasce com o reconhecimento de diversas instituições. “Já recebemos propostas de convênio e intercâmbio de várias entidades educacionais nacionais e internacionais e de órgãos públicos brasileiros”, ressaltou o coordenador acadêmico do Instituto Superior de Ciências Policiais, tenente-coronel Marcos Antônio Nunes.

    Durante a avaliação realizada pelo MEC, profissionais da educação acompanharam o processo. Entre eles, o professor do departamento de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Rondônia, Vinício Carrilho. “Quem imaginaria encontrar um soldado com mestrado em filosofia? Custei um pouco para crer, mas na PMDF encontrei. Na academia de polícia, convivem lado a lado a autoridade e o saber. A Polícia Militar do DF é inteligente, uma referência nacional”, afirmou Carrilho.

    O relator do Conselho Nacional de Educação, José Eustáquio Romão, acompanhou o processo e também falou sobre a importância do trabalho pioneiro da PMDF em prol da educação. “Nós vamos encaminhar ao ministro da Educação a solicitação para que conste no portfólio das ciências naturais do Brasil a nova ciência que está nascendo por causa do trabalho da PMDF”, destacou o relator.

    Inep reconhece o trabalho do corpo acadêmico

    O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) selecionou seis professores que integram o corpo docente do ISCP, dentre eles quatro militares e dois civis, para realizarem o Curso de Avaliadores de Instituições Ensino Superior.

    Para fazer parte do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Basis), os professores foram capacitados pela Diretoria de Avaliação da Educação Superior do Inep. Por fim, os nomes foram homologados pelo ministro da educação, Aloizio Mercadante.

    Todos os professores selecionados já estão aptos a avaliar quaisquer instituições de ensino superior na área de segurança pública, inclusive alguns deles já realizaram avaliações em outros estados.

    “Há um constante crescimento na oferta de cursos voltados para as ciências policiais. O ISCP foi reconhecido recentemente e ficamos felizes por já termos representantes da nossa instituição na avaliação da educação superior brasileira”, explicou o tenente-coronel Nunes.

    Cursos

    O ISCP já oferece o bacharelado em ciências policiais, que está sendo cursado pelos alunos do Curso de Formação de Oficiais, e pós-graduações em docência do ensino superior; direito penal e processual penal militar; gestão estratégica em segurança pública e especialização em ciências policiais.

    Para 2014, o objetivo do instituto é dar início ao curso de tecnólogo em segurança pública. Com o reconhecimento do MEC, a ideia é que as inscrições para os cursos também sejam abertas para o público em geral.

  40. Sou ex-Policial Militar do ano de 1994, hoje sou tecnólogo em logística, tenho direito a esse curso?, se sim como devo proceder para adquiri-lo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s